50 mil famílias desejam comprar uma casa nova em Curitiba até dezembro
Por Adm Marketing Online | 07/08/2012 | FamíliaDe acordo com levantamento da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), 50 mil famílias têm a intenção de comprar uma casa em Curitiba até o final de 2012. Esse dado contabiliza apenas as famílias interessadas em adquirir um imóvel para uso pessoal e reflete o desejo de mudança para uma residência maior, com uma área de lazer e uma localização mais próxima do centro.
O levantamento da Ademi-PR também apontou que a casa ideal para a maioria dessas 50 mil famílias possui um perfil determinado. Em geral, são casas com dois ou três dormitórios, com uma garagem com no máximo duas vagas e uma pequena área de lazer. O valor total desses imóveis são de até R$250 mil, dependendo da localização.
Certamente, a condição econômica de capital paranaense é um dos fatores determinantes no número de famílias dispostas a comprar uma nova casa. Atualmente, entre as capitais, Curitiba possui a menor taxa de desemprego do Brasil, com a média salarial mais alta para o trabalhador.
Com essa expansão da demanda, a oferta sofre modificações. Uma das características do mercado imobiliário em Curitiba é a variedade dos imóveis. Na maioria dos bairros existem casas disponíveis para a negociação. Além disso, os tamanhos também são muitos distintos, causando uma grande variação nos preços. Para o presidente da Ademi-PR, Gustavo Selig, esse fato ajuda nas vendas. “Essa multiplicidade facilita a busca pela moradia por um preço que a renda do comprador permite, com possibilidade de financiamento e de pagamento no longo prazo”, avalia.