5 qualidades primordiais de um bom motoboy
Por Daniel Paulo | 25/02/2016 | SociedadeO motoboy é um profissional que possui uma aura de irresponsabilidade e desleixo, principalmente pela forma como alguns profissionais dirigem suas motos no trânsito das grandes cidades. Cortadas, alta velocidade, imprudências são todas características relacionadas a esses profissionais.
Porém, esses profissionais geralmente usam a alta velocidade por estarem com o tempo restrito para entregar um documento ou encomenda. Na grande maioria dos casos, os próprios contratantes exigem que o serviço seja feito no menor tempo possível, já que o serviço é pago por horas de utilização. Assim, nem sempre o profissional é o único responsável pela imprudência no trânsito.
Mesmo com todas essas dificuldades, ainda existem muitas pessoas que desejam trabalhar como motoboy, ou motofretista que é o nome real da profissão, e para esses interessados, destacamos abaixo as 5 qualidades principais que fazem do motoboy um profissional de excelência.
5 principais qualidades de um motoboy excelente
1 – Cordialidade
Na maioria dos casos, o motoboy é o único contato das empresas com o cliente. Principalmente quando falamos de lojas virtuais. Sendo assim, ter cordialidade e atender os clientes com educação e boa disposição é um fator importante para sempre ser lembrado para novos trabalhos. Quando alguém recebe uma encomenda ou documento e é bem tratado pelo entregador sempre fica uma boa impressão e comentar isso com quem enviou o documento será crucial para ser requisitado novamente.
2 – Apresentação
Ninguém gosta de ver pessoas mal vestidas e mal cuidadas. A imagem do motoboy é aquela de um rapaz com calças jeans surradas e uma jaqueta de naylon ensebada, com as unhas sujas de graxa por mexer na moto. Escolha jeans limpos para trabalhar e adote uma camiseta de cor escura para o dia a dia, se trabalhar por conta própria, procure usar sempre a mesma cor para passar a impressão de um uniforme. Cuide da higiene das mãos e esteja sempre bem barbeado e limpo.
3 – Pró atividade
Esse termo vem sendo usado nos requisitos de profissionais há muitos anos e poucas pessoas sabem o que isso realmente significa. Ser pró ativo é encontrar soluções rápidas para os problemas que se apresentam no dia a dia. Ou seja, é saber resolver os pequenos obstáculos que podem dificultar uma entrega, sem voltar para a empresa com o trabalho sem ter sido feito. É ter a idéia de ligar para quem solicitou o serviço ou ainda procurar se informar nas imediações para ver se existem formas alternativas de realizar o serviço.
4 – Discrição
Muitas vezes você será solicitado para fazer entregas de coisas pessoais, ou terá que levar documentos importantes para coletar assinatura, documentos esses que podem conter menção de valores e outros pormenores particulares das pessoas envolvidas. Às vezes é impossível não ler o conteúdo, e saber guardar estrito segredo de tudo que ficou sabendo é a melhor maneira de ficar imparcial e ser considerado uma pessoa de confiança.
5 – Pontualidade
Se conseguir trabalhos com horários pré-fixados, procure estar presente no horário combinado. Da mesma forma faça o trabalho dentro de um tempo que seja compatível com a tarefa sem ficar “enrolando” para aumentar o valor que será cobrado.