5 dúvidas sobre o tratamento de fertilidade

Por Malo Clinic - Ginemed | 09/06/2017 | Saúde

Há ainda muitas dúvidas sobre o tratamento de fertilidade, ou tratamento para engravidar. Muitas questões que ocupam a cabeça dos casais que pretendem ser pais. Muitas preocupações sobre a sua fertilidade e soluções para a infertilidade…

Comecemos pelo básico e, a partir daí, tentar esclarecer as dúvidas mais frequentes.

  1. O que é a infertilidade?

Infertilidade é quando um casal tem dificuldades em engravidar, devido a alterações dos respetivos sistemas reprodutores. Oficialmente, um casal acaba por ser infértil ao fim de um ano de relações sexuais sem sucesso de gravidez, mesmo sem a utilização de métodos contracetivos. Atualmente, 20% dos casais têm problemas em engravidar.

É para evitar esse drama que aconselhamos um check up de fertilidade quanto antes, porque nalguns casos a idade e a causa da infertilidade são fatores urgentes para dar início ao tratamento de fertilidade.

  1. O casal é infértil por causa da mulher ou do homem? E quais podem ser as causas?

A causa da infertilidade de um casal é repartida. Tanto a mulher como o homem são responsáveis por 40% dos casos. E em 20% das situações a responsabilidade é partilhada por ambos.

No caso da infertilidade da mulher, as causas principais têm a ver com disfunções na ovulação, alterações nas trompas e no útero. No caso do homem, podem influenciar os processos infeciosos, exposição a toxinas, obstrução dos ductos de transporte dos espermatozoides, alterações hormonais e fatores genéticos.

  1. Qual é o método mais indicado para fazer um tratamento para engravidar?

Para uma grande parte dos casais, a inseminação artificial e o coito programado são suficientes para garantir uma gravidez de sucesso. No entanto, nos casos mais complexos o indicado é a fertilização in vitro (FIV-ICSI). Noutros casos, pode ainda recorrer à doação de óvulos ou a adoção de embriões.

No fundo, o que queremos dizer com tudo isto é que cada caso é um caso e que não convém generalizar. Podemos é adiantar que o mais eficaz continua a ser a FIV-ICSI: em média, a probabilidade de uma gravidez com este método é de 20 a 55% por tentativa, dependendo principalmente da idade da paciente.

  1. Quais são os casos em que se recomenda a fecundação in vitro (FIV-ICSI)?

A fecundação in vitro (FIV-ICSI) é normalmente indicada quando há:

  • problemas nas trompas,
  • espermatozoides em pouca quantidade,
  • idade materna avançada,
  • endometriose avançada,
  • fatores imunológicos,
  • abortos de repetição,
  • alterações genéticas no homem e/ou na mulher.
  1. Quais são as hipóteses de engravidar na primeira tentativa?

Como já temos vindo a dizer, o sucesso de uma gravidez depende de muitas variáveis, no entanto os mais diretos são a idade e o estilo de vida.

O fator idade já foi mais ou menos explicado e pode obter mais informações na nossa página Resultados. O fator estilo de vida resume-se basicamente à forma como trata do seu corpo e da sua mente. Bebidas alcoólicas, tabaco, drogas, stress e obesidade são as maiores condicionantes no sucesso de uma gravidez e, com maior influência, no sucesso de uma primeira tentativa de um tratamento para engravidar.