5 Dicas Para Solucionar o Seu Crédito Malparado

Por John Crawford | 10/12/2009 | Economia

Se tem problemas com credito malparado as ideias seguintes poderão ser muito  lucrativas para si. Talvez já tenha falhado no pagamento das prestações e sabe o quanto isso  agrava os nossos níveis de stress. Se estiver numa situação em que não faz a mínima ideia de como irá liquidar essas dividas, então ainda pior. Por vezes somos nós os culpados da situação  delicada em que nos encontramos, mas também existem situações imprevistas e que podem pôr qualquer um de nós em pânico. Basta uma situação de desemprego  inesperado ou de uma  ocorrência médica para parecer que o mundo vai  desabar sobre nós. Este é um problema muito comum nos dias de hoje e que é preciso ajudar a combater para que se tenha uma sociedade mais "saudável".

  1. Afaste-se dos cartões de crédito. Este passo é o mais importante, e parecendo  intuitivo, se fosse cumprido certamente muitas pessoas viveriam melhor hoje. Mesmo que não pague juros por o usar, habitua-se a ele, e sabe que depois de se habituar será muito mais difícil de  ceder. Daí até começar a fazer compras a crédito é um pequeno passo.
  2. Quanto paga por gestão da conta bancária? Muitas das contas á ordem no mercado são gratuitas, mas também em muitas outras pagam-se taxas mensais.  Examine se não está a pagar por serviços que não usufrui e  converta para uma conta gratuita ( regularmente as contas ordenado são).
  3. Faça um novo planeamento de liquidação de crédito. Faça um levantamento  efectivo e honesto de quanto e quando poderá pagar os seus créditos. Fale com os seus credores e exponha a sua situação, muitos deles colaborarão consigo e o ajudarão, a reduzindo temporariamente as suas prestações. É importante que não deixe de pagar  completamente, se continuar a pagar mesmo que seja pouco e estabelecendo diálogo com o credor, a sua imagem continuará a ser de uma pessoa confiável, e terá muito mais facilidade em resolver a sua situação.
  4. Reveja o seu extracto bancário á procura de possíveis  enganos. Na era da digitalização também ocorrem erros,  averigúe cuidadosamente o seu extracto mensal bancário e confirme se todas as operações de débito foram realmente realizadas ou autorizadas por si. Poderá ter que fazer um registo manual para poder  comparar no final do mês, mas este é um  sistema que lhe levará mais tempo e dificilmente o  continuará.
  5. Dê tempo ao tempo. Este processo não acontece de um dia para o outro. Tem que esperar que as medidas anteriores comecem a dar um novo  curso á sua vida.

Boa sorte.  Leia mais sobre créditos malparados, sobreendividamento e credito pessoal no meu blog.