4 DICAS para lidar com um CHEFE CHATO

Por Januário Elcio Lourenco | 22/06/2009 | Bíblia


Sofre” dos nervos. Vive estressado. É “de mal” com a vida. Mas tem também os arrogantes, contadores de vantagem e de “piadinhas sem graça”.

Já ouvi várias pessoas qualificarem seus “chefes” daí pra pior, na tentativa de expressar o grau de irritação e a sensação de sufocamento do dia-a-dia.

Curiosamente, eu costumo chamar Deus de “Chefe”, provavelmente porque aprendi que quem manda é Ele, e que suas ordens merecem ser cumpridas.

Por outro lado, não tive a infelicidade de conviver com muitos chefes desagradáveis, provavelmente por meu tipo de profissão, e pelos cargos que ocupei por décadas, onde o chefe acabava sendo eu mesmo.

Sei, entretanto, que essa categoria de patrão existe, e não é muito raro. Em parte pelos aconselhamentos que dou, e em parte pelas várias pessoas que – ano após ano – indicam “problemas no trabalho” como seu calcanhar de Aquiles.

A própria Bíblia conta o episódio entre Jacó e seu sogro Labão. Esse Labão - que era também seu chefe - merecia ser chamado “lobão”, pois vivia armando dificuldades para o genro e prejudicando seu trabalho, querendo levar vantagem em tudo.

Infelizmente, além dos tais chefes inconvenientes, nós temos, muitas vezes, colegas insuportáveis, que não fazem, não sabem fazer e, provavelmente por isso, "dão uma" de chefe buscando alguém que cubra suas falhas e elabore suas tarefas.

Como fazer face a tal situação, uma vez que existe uma máxima, que pode ser injusta, mas se aplica à vida real: “O chefe sempre tem razão”??

Mesmo sem conhecer sua situação particular, recomendaria 4 (quatro) caminhos que me foram úteis quando soube que trabalharia com pessoas cuja fama era de “carrascos profissionais”. Um deles – inclusive era coronel, e assustava até seus “pares” coronéis, mas que terminou um “super amigo”.

Então temos 4 dicas:

Caminho um - Realize seu trabalho com a maior dedicação e qualidade, pois, cedo ou tarde, ninguém escapa de admitir que existe eficiência naquilo que fazemos:

Tudo o que te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças... (Eclesiastes 9:10).

Caminho dois - Não fique preocupado diante de situações onde tiver que dar explicações sobre o que faz, pois Deus orientará o seu falar em cada uma delas:

Mas, quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como, ou o que haveis de falar. Naquela mesma hora vos será concedido o que haveis de dizer, (Mateus 10:19).

Caminho três - Mesmo que colocado em uma posição desagradável, argumente com palavras, pois elas acabam com a falsa razão dos que agem com grosseria e rudeza:

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. (Provérbios 15:1).

Caminho quatro - Entregue seu trabalho, como de resto todas as ações de sua vida, ao Senhor, e Ele, que é o grande e justo “Chefe”, ajustará os seus caminhos, e o chefe ruim acabará “comendo na sua mão”:

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. (Sal 37:5).

Saiba desde agora e guarde em sua mente, para sempre, que sua jornada terrena, que inclui o trabalho, pode e deve ser guardada por Deus, de modo que é Ele que providencia seu sucesso:

Pois aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos; (Salmos 91:11).


Texto de autoria de Pastor Elcio Lourenço. Pastor desde 1968.

www.pastorelcio.com