''Tiririca'' pregará peça, trabalhando sério...

Por Edson Terto da Silva | 04/10/2010 | Política

Edson Silva

O ditado popular cita que "ri melhor quem ri por último", o que não impede que piadistas de plantão, e são tantos que não se pode contar, que riso tardio, na verdade, vem de quem não entende a piada. Mas o que foi feito, feita está e tivemos nesta Eleição o que, quase 1.353.820 de eleitores (a maior votação para um deputado no país, este ano), diz ser protesto, mas que na verdade fizeram por piada e pouco se importam se ela será sem graça para outros quase 189 milhões de brasileiros pelos próximos quatro anos.

Trata-se da estrondosa votação e conseqüente eleição do Deputado Federal Everardo Oliveira Silva, cearense de Itapipoca, nascido coincidentemente no "Feriado do Dia do Trabalho"- não parece piada pronta?- de 1965, que trabalha desde oito anos de idade e é popularmente conhecido como "Tiririca", palhaço por profissão, que concorreu pelo Partido da República e entre seus slogans mais contundentes esteve o "Pior que tá não fica, vote no Tiririca!".

Não quero desmerecer a capacidade de ninguém, vivemos a democracia, com direitos iguais e sinceramente gostaria que o "Tiririca" pregasse sua maior peça em todos brasileiros. Que montasse uma assessoria séria, capacitada e capaz de torná-lo digno representante da cultura popular brasileira, dos inúmeros migrantes nordestinos do nosso estado de São Paulo, dos quase extintos de tão esquecidos profissionais de circo, enfim, que ele realize exatamente o que pregou em sua campanha, ou seja, descobrir o que um deputado faz e então realizar.

A eleição do "Tiririca" não é a única piada. Sua estratosférica votação trouxe lembranças de "fenômenos" como Dr. Enéas Carneiro, do Prona, que, em 2002, recebeu 1.571.000 de votos, conquistados com seu aspecto de cientista maluco dos desenhos, sua fala meio monossilábica e que levava a assinatura gritada: "Meu nome é Enéas!", médico que defendia, por exemplo, a construção da bomba atômica brasileira. Além do mais, outras candidatas agora se espelham em Enéas até no falar. Precisa de "Tiriricas"?

A ironia para ampliar a possível piada, é que o segundo Deputado Federal mais votado em São Paulo, com 560.022, quase um terço da votação do palhaço "Tiririca", é muito letrado, tipo intelectual e o terceiro, embora que indefinido com base na Lei da Ficha Limpa, teve 497.203 e pelo tanto que diz ter feito deve ser fundador do estado, contou a maior das piadas, dizendo que deve ter engano, pois não "há ficha mais limpa que a dele, é tudo perseguição...", conta outra...

Aliás, quer piadas de mal gosto maiores que o Ficha Limpa e a decisão de última hora que o Título de Eleitor era documento supérfluo para a votação? Confundir eleitorado ao invés de barrar os fichas sujas de vez influenciou diretamente as eleições proporcionais (Deputados Estaduais e Federais) e aparentemente até a do governo de São Paulo, que podia ter segundo turno... Como é música do "Tiririca" mesmo ?... "Florentina, Florentina..."

Edson Silva, 48 anos, jornalista, nasceu em Campinas e trabalha como assessor de imprensa em Sumaré.
edsonsilvajornalista@yahoo.com.br