VINTE ANOS DEPOIS O BRASIL VIVE UMA ONDA DE PROTESTO!

Infelizmente nossa história é pouco conhecida, diria que ela é distorcida, pois sempre foi ‘maquiada’. A onda de protestos que toma conta do Brasil demonstra que nosso povo não é ‘pacato’. A última grande insatisfação ocorreu quando os ‘cara-pintadas’ saíram pelas ruas e o Presidente Fernando Collor passou pelo impeachment.

Em que pese à dimensão de cada momento histórico com seus respectivos protestos, o importante é que quando o povo vai para as ruas, mesmo não tendo a ideia de que o protesto atenda todas as reivindicações, uma coisa é certa: o povo sabe que tem ‘peso’. Assim aconteceu com várias revoluções históricas e, as manifestações dos últimos dias nas cidades brasileiras já mostram resultados como a diminuição das tarifas de transportes coletivos e o pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão da Presidente Dilma, afirmando que ‘a voz das ruas precisa ser ouvida e respeitada, mas é preciso coibir os atos violentos e arruaça, uma vez que os manifestantes têm direito de questionar tudo e propor mudanças, mas precisam fazer isso de forma pacífica e ordeira’. A Presidente também afirmou que ‘se for aproveitado bem o impulso desta nova energia política, haverá mudanças rápidas no Brasil, muitas delas não conseguidas por causa de limitações políticas e econômicas’.

E, mesmo com a diminuição das tarifas dos transportes e o pronunciamento de Dilma, a marcha segue pelo Brasil, onde quase sempre ao cair da tarde ocorrem protestos que são uma mistura de insatisfação com os partidos, políticos, corrupção, sindicatos, pouco caso com a saúde e educação, na verdade os manifestantes estão contra quase tudo.

O momento dos protestos ocorre quando se realiza a Copa das Confederações, uma competição preparatória para Copa do Mundo de 2014 que também acontecerá no Brasil. E, os gastos gigantescos com estas competições levam o povo às ruas, pois faltam investimentos em outros setores, como saúde e educação. Acredito que tais protestos podem levar nosso país para outro caminho, mas essa onda de protestos urbanos traz a preocupação com a ordem, uma vez que existe a infiltração de pessoas sem escrúpulos, dadas ao poder da ‘baderna e da maldade’, adentram nas manifestações para levar o ‘terror e o medo entre as pessoas de bem’ que apenas reivindicam sua insatisfação. Penso que este ‘tipo de criatura’ deve ser coibida por todos, pois não será com a depredação do bem público ou particular que iremos resolver os problemas de nossa nação.

Acredito na democracia, mas quando exercida com respeito, dignidade, sem compra de votos e, a onda de protestos apresenta uma mudança do exercida com respeito, dignidade, sem a compra de votos e, pelo que percebemos as um novo cenário para as eleições de 2014, até então assistíamos uma disputa para os cargos de governador, deputado, senador e presidente num clima de conforto e, muitos nomes vinham sendo favoritos, agora existe incerteza e dúvida. Para citar, um exemplo, para o cargo de Presidente da República os nomes de Joaquim Barbosa e Marina Silva são lembrados pelos manifestantes.  

 Qual o desfecho desta onda de protestos urbanos? Que rumos teremos? Para onde iremos? Ainda é precipitada uma análise mais profunda, mas algo é certo: vivemos frente a uma tremenda crise que assola a democracia contemporânea. Tenhamos cuidado para não entrar no descrédito de tudo e de todos, acredito que a democracia (uma das maiores conquistas da humanidade) não pode funcionar sem partidos e que os sindicatos, apesar de todos os problemas, continuam sendo o melhor instrumento que o trabalhador tem para defender seus interesses.

Tenhamos discernimento. Reivindicar, protestar são atos legais que sempre vão impulsionar a melhoria para todos. Oxalá que estes protestos possam trazer luz e discernimento para nosso país que vive mergulhado em uma crise profunda, aonde a individualidade tomou conta de tudo e de todos.