AULAS DE LEITURA

 

Autora : Amira Sidani

Breve Introdução

 

  O trabalho deve constituir-se com apoio dos professores  de todas as disciplinas, ajudando ao pleno desenvolvimento do aluno para o mundo posterior  ao da escola, trabalhando para isso com o afeto, o cognitivo e principalmente com o auxílio dos pais ou responsáveis. Este artigo vem conscientizar toda a comunidade escolar a respeito da importância da leitura para o pleno desenvolvimento do humano.

Uma visão semiótica

  A principal meta é ampliar as competências leitoras. Desenvolver argumentos, o senso crítico, a reflexão sobre o objeto do conhecimento, ampliar o vocabulário, conscientizando a importância da leitura atrelada a uma visão semiótica do mundo e principalmente tomar como práxis a importância da leitura silenciosa como forma de interpretação contextualizada e a leitura em voz alta voltada para oralização. O momento para elaborar e discutir esse trabalho é um momento privilegiado da escola no qual o Projeto Politico Pedagógico demanda o acabamento final para o desenvolvimento metodológico da atividade proposta com duração anual. A priore  é necessário uma investigação prévia do aluno com o auxílio dos responsáveis 

  No início das aulas de leitura é preciso que o professor use de carinho e afeto os quais são primordiais ao combate a indisciplina e desmotivação do discente.

   Métodos como: cartazes, leitura em diversos gêneros, vídeos, leitura de roda, debates ajudam a conquistar cada vez mais o público alvo. A desenvolver o gosto pela leitura. Textos com assuntos variados, relacionados a diferentes áreas curriculares como: livros, jornais, revistas, folhetos, panfletos e tv, também ajudam as aulas a ficarem mais divertidas e acumulam mais conhecimento extracurricular.

 

  Ações para iniciar o pleno desenvolvimento da leitura

  • Apresentação do aluno para a classe
  • Coleta de dados dos fatores de desmotivação
  • Divulgação da proposta
  • Situar o aluno na sua realidade social compara-la com outras realidades e assim definir propostas de soluções específicas para a UE, ajudando assim no bom desenvolvimento de um leitor proficiente e nos aspectos cognitivos das demais disciplinas

   Hoje nossas salas de aula são constituídas em grande parte por  alunos heterogêneos, a educação de acordo com a LDB é para todos, o sistema é mais construtivista eliminando assim a “educação bancaria” tão criticada por Paulo Freire. Essa nova educação possibilitada os alunos a aceitarem mais as diferenças dos outros e suas próprias contribuindo e muito com a leitura, pois alunos com menos dificuldades poderão ajudar alunos com mais dificuldades e no lugar de estereótipos, fica o respeito  mútuo ás diferenças.

  Planejar uma boa aula de leitura, faz com quesintamo beneficio geral que aquele momento deixou, manter o diálogo sempre aberto entre docentes e discentes faz com que o aluno desenvolva saberes multiculturais, sociais e econômicos cada vez mais amplos porque a teia do saber aumente a cada aula aproveitada A leitura traz para o aluno um mundo novo, a cada nova leitura uma nova viagem.

  Mikhail Bakhtin ( 17 de novembro de 1875 Oriol – 7 de março de 1975 Moscou ) demonstra que a dialética acontece na codificação e decodificação a mensagem a mensagem não existe sem o outro, Eu e o Outro somos unificados pela força da comunicação. A relação orador ou escritor com ouvinte e leitor é unificado sendo o próprio diálogo. A correlação desenvolve o acabamento fazendo com que haja uma unidade e não dois espaços distintos de emissor e receptor, ambos se tornam únicos constituindo a estética da comunicação.

Quando o aluno introduz um aspecto de ler para todos vice-versa entende que o compartilhamento é algo espontâneo, vencendo o tabu da leitura solitária em seus aspectos verídicos nunca existiu.

 Práxis para leitura como o uso de algumas propostas

 É necessário a diversidade de gêneros se adquirir  um leque imensurável de diferentes leituras e se sobressair de forma a identificar o contexto como lido e entendido.

Uma aula de leitura de jornal fica muito mais agradável como discussões do lide e exploração de onde veio a notícia e quando ocorreu.

  • Na aula da semana seguinte diversificar com textos crônicos, pedir para os alunos pesquisas, bibliografia dos escritores, usar figuras e cartazes para tornar as aulas mais vivas e coloridas.
  • Trabalhar tipologia dos gêneros como: uma receita por exemplo, a leitura é feita em voz alta e o ouvinte aprende que naquele tipo de texto foram explorados os verbos imperativos, ajudando assim em um aprendizado maior da gramática da língua através de textos
  • Um ótimo suporte também de tipologias textuais são as fábulas que ajudam no desenvolvimento da imaginação tanto na leitura quanto na escrita ao desenvolverem seus textos que só serão lidos depois da correção do professor e da reescrita do aluno.
  • A dissertação é mostrada para o aluno antes de ser lida,  como forma de  persuadir o leitor a acreditar no que está lendo e que esse tipo de texto nunca poderá manifestar-se em sua estrutura  contextualizada  em primeira pessoa do singular e plural, ajudando e muito no aprendizado da gramática em meio a introdução, desenvolvimento e conclusão, pois é voltado para veracidade dos fatos, não ao que ele supostamente acredita ser verdadeiro, assim o educando terá uma desenvoltura maior ao escrever suas teses.

Objetivo Geral

  É preciso levar em conta que fazer com que crianças e adolescentes criem o habito pela leitura nada mais  é do que educa-los para a cidadania, deve-se estimular a ter uma atitude crítica permanente, tendo como limite o respeito à democracia.

REFERÊNCIAS

Freire Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 1996.

Baktin, Mikhail. Linguagens em Interação, 1979

Ilustração: www.google.com.br/search?q=desenho+do+sol&tbm

 www.google.com.br/search?q=desenho+da+educação+bancaria