UMA TAREFA QUE VALE A PENA

E na sua lei medita de dia e de noite. Sl 1.2.

O bem aventurado de quem fala este salmo tem a mente sempre ocupada, meditando na lei do Senhor.

A lei do Senhor é a sua Palavra, eterna, poderosa, infalível, verdadeira, maravilhosa e santa.

Vale a pena utilizar todo o tempo disponível para meditar, considerar, conjecturar, analisar, avaliar, elucubrar, raciocinar, refletir sobre a lei do Senhor.

No âmbito do lar vemos a ação milagrosa da lei do Senhor na própria criação, no desenvolvimento dos filhos. Em nossa própria na ação de milhões de células em mutação, criando e formando, como uma usina invisível, nos diversos sistemas que nós humanos classificamos para tentar entender o mistério que é o corpo.

No sistema circulatório ininterruptamente bombeando o sangue venoso e o sangue arterial, que visitam cada fimbria do nosso ser.

No sistema respiratório, captando o oxigênio do espaço, recebendo-o nos inúmeros alvéolos e eliminando o gás carbônico.

No sistema endócrino, verdadeiro laboratório de múltiplas facetas, com as glândulas que processam elementos complicados eficientes, na produção de hormônios, defensivos, enzimas, sucos, reagentes, repelentes.

No sistema nervoso central com seus intrincados emaranhados de nervos, tendões, ligamentos, músculos lisos e estriados, dendritos, sinapses, neurônios.

No sistema neuro-vegetativo, jamais compreendido plenamente.

Na escola continua sua meditação na lei do Senhor, em cada matéria que estuda.

Como Deus criou um intrincado sistema na Matemática, infinitamente reprodutiva de números cada vez mais complicados.

Na exatidão da Física com suas leis fixas, corretas, perfeitas.

Na Química com suas ações e reações, processos e transformações, que dão origem a incontáveis produtos.

Na Biologia com sua extensão infinita, do microcosmo ao macrocosmo, desde os infusórios microscópicos, bactérias, liquens, vírus e ultravírus, micróbios, germens, insetos e subindo na escala até os primatas e grandes quadrúpedes.

Na Botânica a ação da lei do Senhor na reprodução, no crescimento, no movimento da seiva bruta e da seiva elaborada, na polinização, nas raízes que penetram no solo à busca de água e de alimento.

Vemos a lei do Senhor operando em tudo, até na Geografia, na História e em todas as demais disciplinas.

O ser humano nunca para de pensar. Bem aventurado é aquele que ocupa seus pensamentos, meditações e conclusões com a bendita lei do Senhor.

- ooOoo -