UM  EXEMPLO PARA SER SEGUIDO!

Prof. Me. Ciro José Toaldo

 

     Vivemos consumidos pelo materialista e a aparência e o faz de conta ganham espaços. A venda de ilusões é algo cruel em nossos dias e a prosperidade momentânea acaba gerando frustrações que levam ao vazio existencial. Quantos filósofos escreveram que a vida tem sentido quando pautada na coragem de enfrentar os percalços da vida. Nesse sentido uma pergunta é latente: será que temos, no corre-corre e nas desilusões da existência, será que ainda há alguém para ser seguido?

     Essa indagação acompanha o ser humano a muito tempo, mas há mais de dois mil anos, passou pelo mundo um dos maiores mestres da humanidade. Ele viveu de forma simples, tornou-se uma ameaça aos poderosos do seu tempo, pois ensinou o povo a viver com simplicidade e colocar em prática o mandamento do amor.

     Esse grande mestre é Jesus Cristo. Ele, entre tantos fatos e atos, deixa-nos um grande discurso,  conhecido como o ‘Sermão da Montanha’, encontrado no Evangelho de Mateus, capítulo cinco, onde lá podemos encontrar uma nova proposta de vida, especialmente quando se refere às bem-aventuranças.

     A opção de vida de Jesus incomodou, não apenas quem detinha o poder de sua época, como Pilatos que ao julgar Jesus, lavou as mãos perante o povo; entre os seus seguidores ocorre dúvida e, portanto, haverá traição, negação e abandono. Jesus permaneceu fiel ao seu projeto e, conseguiu sacudir o sistema injusto de sua época, mostrando que um pequeno grupo se beneficiava com a religião e cometia injustiça com o povo; essa minoria, dona do poder, denunciou Jesus e o levou a morte. 

     As grandes criaturas sempre surpreendem e Jesus surpreendeu até no momento de sua morte. Quando todos imaginavam que havia sido derrotado, Ele demonstra o contrário: a vida não havia terminado na cruz e no sepulcro. Quem acreditou em Jesus teve a certeza que Ele é o Senhor da Morte e da Vida. Os seguidores de Jesus compreendem essa verdade e testemunharam com suas vidas, acreditam no Mestre e passam a denunciar as situações de morte existentes na sociedade. Compreenderam que quem vive, precisa exaltar a vida. Outro detalhe: Jesus é fantástico, mesmo após sua morte. Quem primeiro recebeu a notícia de sua ressurreição? Foram as mulheres, elas que assim como Jesus, eram discriminadas e, portanto, recebem primeiro a notícia e entendem o grande mistério da vida e morte do Mestre.

     Que possamos ter Jesus como exemplo e colocar em prática  suas virtudes, pois bem-aventurados são os pobres, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz, os que são perseguidos e os insultados. Que belo exemplo. Por que não segui-lo?

     Que o exemplo de Jesus leve os homens e mulheres de boa vontade, encontrar alicerces para transformar o mundo. Que pelos caminhos da vida possamos semear paz, amor e solidariedade.