UM CORAÇÃO INTEIRO

"E fez o que era reto aos olhos do Senhor, porém não com coração inteiro". 2 Cr 25.2

Deus é o Deus dos absolutos.

A história do rei Amazias de Judá poderia ter sido uma das mais gloriosas da Bíblia. Ele teve todas as oportunidades para ter sucesso e vencer em tudo. A Bíblia até diz que ele fez o que era reto aos olhos do Senhor. Mas acrescenta: "porém não com coração inteiro"

O testemunho que a Palavra de Deus dá sobre um dos antecessores de Amazias, o rei Asa, é bem diferente. É um dos textos mais sublimes e esplêndidos registrados na Bíblia: "Todavia foi o coração de Asa reto para com o Senhor todos os seus dias". 1 Rs 15.14.

Paulo nos exorta a fazermos tudo de todo o coração. Cl 3.23.

Um coração inteiro é um altar de oferenda absoluta ao Senhor, uma comunhão perfeita, uma santa e doce intimidade, uma identificação abençoada com o próprio coração de Deus.

Um dos textos bíblicos mais citados é: "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração". Jr 29.13.

Quando um escriba perguntou a Jesus qual era o primeiro de todos os mandamentos, o Senhor respondeu:

"O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças: este é o primeiro mandamento". Mc 12.28-30.

Os primeiros diáconos foram instituídos para cuidarem do ministério social da igreja. Os doze "convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas".

Por quê?

Porque o ministério dos apóstolos exigia dedicação absoluta. Por isto eles disseram:

"Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra". At 6.2,4.

Um coração inteiro é um coração...

1. Íntegro.
2. Correto.
3. Digno.
4. Honesto.
5. Disposto.
6. Incorruptível.
7. Reto.
8. Virtuoso.
9. Corajoso.
10. Verdadeiro.

Moisés deu ao povo de Israel a fórmula perfeita para se encontrar a Deus e auferir suas grandiosas bênçãos:

"Então dali buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma". Dt 4.29.

"Agora, pois, ó Israel, que é o que o Senhor, teu Deus, pede de ti, senão que temas o Senhor, teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma". Dt 10.12.