Transtorno de Ansiedade Generalizada - TAG

Sempre o mesmo sentimento, desejo, ansiedade. No entanto mais calmo do que habitualmente, como se estivesse a processar uma grande evolução, cujo tremor distante eu estou a sentir.

Kafka.

A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. É considerada normal a ansiedade que se manifesta nas horas que antecedem uma entrevista de emprego, espera por aprovação a concurso, nascimento de filhos, viagens, cirurgias ou diante de qualquer situação nova. Nesses casos, a ansiedade funciona como um sinal que prepara a pessoa para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado,  favorece sua adaptação às novas condições de vida. A ansiedade patológica tem como Propriedade específica sua intensidade prolongada à situação precipitante, tornando difícil o controle dos sintomas físicos mesmo quando há pouco ou não existe um motivo. As preocupações parecem passar de um problema para outro, como questões familiares, amorosas, relacionadas ao trabalho, à saúde ou de várias outras origens. Mesmo quando as pessoas com TAG têm consciência de que suas preocupações ou medos são mais fortes do que o necessário, elas ainda têm dificuldade e sentem-se impossibilitadas de controlar tais reações.

O homem que sofre antes de ser necessário sofre mais do que o necessário.

Séneca

O transtorno da ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono, palpitações, faltam de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, sudorese excessiva, dor de cabeça, alteração nos hábitos intestinais, náuseas, aperto no peito.

Vale salientar que, nesses casos, o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causa muito sofrimento e interfere na qualidade de vida e no desempenho de uma forma geral na vida do individuo. O transtorno da ansiedade generalizada (TAG) pode afetar pessoas de todas as idades, desde o nascimento até a velhice. Em geral, as mulheres são um pouco mais vulneráveis do que os homens até mesmo por questões hormonais. É importante saber que o transtorno de ansiedade generalizada, assim como outros, pode ser seguido de comorbidades ou evoluir para outros transtornos como o pânico, a depressão, o transtorno obsessivo compulsivo, fobia social etc.

            Se você anda nervoso e com dificuldade de relaxar, cobrando muito de si mesmo, está sempre muito atarefado e cheio de compromissos sem tempo para descanso, diversão e lazer Fique alerta.

Quando a gente não se põe limites, a vida impõe.

            O tratamento geralmente é feito em uma combinação de terapia medicamentosa com acompanhamento médico e psicoterapia com um psicólogo. Esse acompanhamento deve ser mantido por pelo menos seis meses depois do desaparecimento dos sintomas.