O pensamento de direita é um pensamento cruel contra os pobres, fundamenta no neoliberalismo.

Somente pessoas completamente sem senso humano, são capazes de defender sociedades excludentes.

O neoliberalismo tem como objetivo apenas concentrar a renda, não o desenvolvimento econômico  da  sociedade.

 Portanto, precisa apropriar do Estado como instrumento de dominação, existem basicamente duas formas de dominação: econômica e ideológica.

Com efeito, ambas se justificam  dialeticamente, o trabalhador ou cidadão comum que defende o liberalismo econômico é no mundo prático um grande otário, um idiota despersonalizado, covarde em relação a sua própria existência.

A metáfora da lógica do otário consiste no seguinte princípio, está sendo roubado, por um ladrão de grande periculosidade.

Entretanto, o otário está armado, entrega ao bandido a sua arma e carinhosamente diz ao assaltante, estou preocupado com a sua segurança, você não pode correr risco ao praticar o assalto.

Procede desse modo, na mais absoluta democracia, posteriormente, caminha sorridente imaginando que praticou um ato em benefício do direito a vida e da cidadania.  

 Exatamente o comportamento do otário pobre de pensamento de direita, pratica seu próprio assassinato, por ser naturalmente estúpido. No entanto, muito feliz por ter proporcionado a segurando do assassino.  

Edjar Dias de Vasconcelos.