Tempo de concentração?

O que seria o tempo de concentração?

Tempo de concentração é o tempo, a partir do início de um evento de chuva, que a água da chuva convertida em escoamento superficial e originada de toda a área de uma bacia hidrográfica demora para atingir a saída da bacia hidrográfica.

Nessa definição, toda a área da bacia está gerando escoamento superficial e, desse modo, produzindo picos de vazão. Uma outra definição de tempo de concentração frequentemente encontrado em livros é a de que ele é o tempo, a partir do início de um evento de chuva, necessário para que o escoamento superficial originado da porção mais longínqua de terra dentro da bacia hidrográfica atinja a saída da bacia. Dessa forma, o que está implícito é que se até a parte mais longíunqua da bacia está produzindo escoamento superificial, logo toda a bacia estaria produzindo.

Esse é um conceito importantena área de hidrologia especialmente no que se refere à estimativa de picos de vazão que é utilizada para, por exemplo, dimensionar a altura de uma ponte que será construída sobre um rio.

O tempo de concentração é uma função de vários fatores relacionados à bacia hidrográfica como relevo, tipo de rocha, tipo de solo e cobertura do solo.