TEATRO DA MITOLOGIA GREGA NA ESCOLA

AUTOR : GILDÁSIO RODRIGUES TEIXEIRA

 

Lucas: mitologia... mito! Mito significa dizer mentira? Meu deus eu tenho que fazer esta atividade de história ainda hoje.

Caos (Gabriel Mendonça) oleou sou o caos.

Lucas: quem? Quem é você? De onde você veio?

Caos: eu vim da sua dúvida sobre mitologia. Eu sou o caos, venho da mitologia grega.

Lucas, por muito tempo os povos antigos utilizaram os mitos como explicação para tudo.

Lucas: há? Como assim?

Caos: os mitos faziam parte do dia a dia da população grega, por exemplo. Através deles poderíamos entender desde surgimento do universo ou até mesmo o cotidiano dos humanos. Para cada situação os gregos tinham como explicação a interação ou a fúria dos deuses.

Lucas: deuses? Como pode uma sociedade acreditar em vários deuses 

Caos: simples. Antigamente o povo era politeísta. cada deus ou deusa era cultuado por uma cidade e assim, juntos formavam a era dos titãs e posteriormente, a era dos deuses Olympus.

 

Uma cena: caos narrando 

Caos: no inicio de tudo, existiam poucos deuses. Éramos irmãos e foi daqui que tudo se originou.

Caos: eu sou o caos, sou o universo, onde tudo começou. Eu sou o vazio.

Eros: (Vinicius): eu sou os erros, sou o deus do amor. Sem amor os deuses não teriam existido. Eu sou responsável por despertar as relações entre eles.

Tártaro (Leny): olá, eu sou o tártaro, sou o deus do inferno. É a mim que pertencem as almas e o submundo.

Gaia (hélio): olá, eu sou gaia, sou o planeta terra. É de mim que sairão os titãs, a era dos deuses.

Caos narra: gaia sozinha gera urano (Danilo).

Gaia em trabalho departo o tem sozinho e diz: eis aqui urano, o deus dos céus. Será o meu futuro esposo e contigo gerarei os meus filhos titãs.

Gaia com o urano bebê saem de cena.

Caos narra: com o passar do tempo gaia gera com urano 12 titãs que ,segundo urano, não poderiam nascer porque nenhum seria capaz de lhes destronar.

Gaia retorna: meus filhos em meu ventre causam-me muitas dores. Serão vós cromos que destronarás o posto de seu pai urano.

Caos: gaia tem cromos escondido de urano e com o passar do tempo este voltaria para concretizar a profecia que sua mãe teriam lhe ordenado. Cronos castra seu pai e joga os seus testículos no mar. Este ato gerou vários deuses, entre eles a mais bela, Afrodite. Após libertar seus irmãos, Cronos (o deus dos céus) tornará o principal deus da era dos titãs.

 

 

Dois cena: cromos e os titãs

 

Cronos (Luiz) entre dizendo: eu sou Cronos, derrotei meu pai urano. Sou o principal deus dos titãs, sou o deus dos céus.

Oceanos (Marlon): oleou sou oceanos. Sou o rio que circunda o mundo de gaia.

Ecos (Cury): eu sou cessou o deus da inteligência.

Crio (João Vitor): eu sou crio, sou o deus do frio e do inverno.

Híperon (Breno): eu sou híperon, sou o deus do fogo.

Já peto (Vitor): eu sou já peto, sou o deus do tempo dos mortais.

Febre (Kane): eu sou febre, sou a deusa da lua. Possuo a beleza da noite.

Mnemonize (bia): eu sou mnemonize, sou deusa da memória.

Régia (Julia): eu sou recasou a rainha das tetanizes, sou a deusa mãe e espose cromos.

Themis (Andressa): eu sou tênis, sou a deusa das horas.

Têxtis (Khorana): eu sou têxtis, sou a deusa do mar.

Teia (Eduarda): eu sou teia, deusa da luz.

Todos os titãs: e juntos formamos a era dos titãs.

Caos narra: cromos tinha o desejo de reinar sozinho no universo, para isto ele se casa com reassuma irmã e consegue aprisionar todos os seus irmãos titãs no tártaro (no submundo).

Gaia enfurecida grita: consome traíste. Teu ato terá um preço. Eu te amaldiçoei com o mesmo destino de seu pai. um dos seus filhos lhe destronará.

Caos narra: cromos com medo da profecia da sua mãe, não aceitava nenhum dos seus filhos gerados com rei. assim todos os seus filhos eram devorados pelo deus dos céus.

Rei entra em cena parindo sozinha.

Caos narra enquanto reis pareados cinco gestação rei decidiu ter sozinha o seu sexto filho, Zeus. Para enganar cromos, rei enrolou uma pedra fingindo que era o seu sexto filho e deu para cromos comer. Depois de ter engolido o filho, Cronos se satisfaz e deixa rei desconsolada.reia aoesconder o seu filho zeus,vai em busca da ninfa das montanhas (vitoria)e o entrega,por muitos anos zeus foi criado escondido para cumprir a profecia de gaia.

Reia sai de cena e entra já com zeus adulto

Reia: zeus meu filho,como tua avó gaia profetizou.ficaras a ti a função de libertar os teus irmãos.

Zeus:mãe,neste tempos em que estive nas montanhas desenvolvi um venemo que devolvera os meus irmãos a vida.

Ambos saem de cena.

Reia volta e encontra cronos:meu amor,trouxe algo para beber.

Cronos agradecido,bebe.

Caos narra:cronos tomando a bebida,sente que é veneno ...vomitando,traz ao universo todos os ilhos de reia.

Gronos faz acena envenenando-se.

Caos narra: agora,com cronos enfraquecido,a mitologia grega toma outro rumo,dando origem a era dos deuses do monte olimpo.estes deuses terão não so relação entre si, mas serão os que se apaixonarão pelos mortais,gerando semi deuses,herois e novos deuses que serão cultuados.

Cena do monte olimpo:zeus sentado em seu trono com todos os deuses na nova era .

Zeus eu sou zeus,deus dos deuses.amim coube libertar os deuses do submundo e formar a nova geração dos deuses.sou o pai dos deuses e dos homens.

Hera (Eduarda): eu sou hera, irmã e mulher de Zeus. Sou a deusa do matrimônio e da família. Sou a rainha do olimpo.

Poseidon (Herbert): eu sou Poseidon, irmão dezes, habita o meu próprio mundo sou o deus dos oceanos.

Atenas (bia): eu sou atenha deusa da sabedoria, dentre as deusas sou imbatível na guerra.

Ares (caio): eu sou ares, deus da guerra. No campo de batalha, meu maior prazer e ver a dor que causo em meu inimigo, pode mata-lo apenas com um grito.

Demeter (Fabiana): sou Demeter, irmã de Zeus. Habito os bosques, sou a deusa das plantas, das colheitas e das estações do ano.

Apolo (Miguel): sou Apolo, deus das luzes e do sol. Minha especialidade é atirar com o meu poderoso arco.

Ártemis (Maria): eu sou Artêmis, irmã gêmea de Apolo, sou a deusa da caça e da noite. Minha principal função é proteger todos os animais.

Mefisto (Luiz): eu sou enfesto, filho de seus com hera. Sou o deus da arquitetura, sou o responsável por todas as construções do olimpo. Sou o mais calmo dentre os deuses, mas a minha ira é capaz de despertar erupções vulcânicas.

Afrodite (Adriana): eu sou Afrodite, eu nasci das espumas causadas pelo fim trágico de urano. sou a mais bela de todas as deusas. Sou capaz de causar a guerra entre os deuses, pois sou a deusa da beleza e do amor.

Hermes (Cury): sou Hermes, mensageiro dos deuses. Sou responsável também por levar todas as almas para o submundo de ades.

Dionísio (Vitor): sou os ultimados deuses habitar o monte olimpo. Sou o deus das farras, das festas e do vinho.

Ades (Gabriel): eu sou ades, habito o submundo. Não morno monte olimpo, pois sou responsável por guardar e vigiar todas as almas que pertenciam ao tártaro.

Hesita (Julia): eu sou hesita. habitava o monte olimpo, mas decidi juntamente com seus que habitaria os lares familiares gregos .sou a deusa do fogo ,estou presente em todas as casas e todos os templos.

Caos volta à cena com Lucas: assim, Lucas. essas gerações de deuses por muito tempo serviu  de explicação para tudo que acontecia na vida dos gregos.

Lucas: e por que uma historia tão rica não continuou sendo usada?

Caos responde: porque os próximos passos da história da Grécia foi o desenvolvimento da filosofia, onde os gregos passaram a buscar explicações para as suas próprias ações. Isto abalou o mundo da mitologia que aos polos foi caindo em desuso e após a invasão dos romanos, a religiosidade grega foi sendo substituída por outra de caráter monoteísta cristianismo.

Lucas: haja! Agora sim entendi que mitologia pode ser considerada a religiosidade grega e não um monte de mentiras que os povos de outras gerações passaram a denominar e a diferença entre mitologia e filosofia.