"Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros." (João 14.18).

Milhões de pessoas circulam pelas ruas dos grandes centros. Homens e mulheres se deslocam rapidamente, pois estão repletos de compromissos e tarefas que precisam ser cumpridos. Vozes se espalham. Computadores, celulares e tantos outros aparelhos fazem parte do nosso cotidiano.

Temos a impressão que estamos sempre acompanhados, quando não monitorados por telas, sistemas e tecnologias distintas ? lembra-se do Livro 1984 de George Orwell?

Ainda que estas sejam marcas de uma sociedade pós-moderna e tomada pelos instrumentos de aproximação, reconhecemos que ainda há uma notória solidão d?alma.

Não raramente, sentimentos de orfandade rondam o interior das pessoas, muitas das quais, paradoxalmente, são levadas ao isolamento, à angústia e à solidão. Sensações e certezas de abandono.

Nestes cenários, as palavras de Jesus ecoam e alimentam a esperança de acolhimento e aproximação. Disse o Senhor: "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros." (João 14.18).

Em Cristo, reside a certeza da presença. Com Ele há contatos, toques, abraços, amizade, alimentos, compreensão e colo.

Nele, a existência humana toma outra direção porque é fundamentalmente relacional e dinâmica. Crer e viver com Cristo não é uma sensação distante, uma elaboração teórica ou um sistema de princípios filosóficos. Há mais que isso. Muito mais.

Em Cristo, reside a certeza do diálogo. Com Ele há conversas, orações, clamores, desabafos, petições e confissões.

As palavras se encarnam como parte das histórias de pessoas que sofrem, choram, gritam, perdem, silenciam, cantam, esperam, trabalham, amam, morrem?

Em Cristo, reside a certeza da verdade. Com Ele podemos contar. Vivo, está entre nós. Sereno, ouve a todos. Amoroso, acolhe sem distinção. Presente, é companhia oportuna.

Irmãos! A vida é uma viagem onde Jesus é a estrada, o Espírito Santo é a carga e Deus Pai, o ponto de chegada. Nas horas de aflição é muito bom saber que somos de Jesus e nunca estamos sós. Para encontrar seu rumo na vida, siga a Jesus.

"Disse Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida" (João 14.6)

Fonte: Rev. Sérgio Andrade - Recife ? PE
João Placoná - Presbítero - Professor de Teologia - Palestrante Evangélico - Articulista