Secretariado virtual é uma modalidade de teletrabalho que veem ganhando espaço, pois proporciona disponibilidade de tempo ao cliente-empresa que pode atuar mais estrategicamente em seu core business e é uma oportunidade para a secretária empreender.

Uma vez que grande parte das secretárias possui, por natureza, um perfil empreendedor, esse segmento passa a ser uma chance de se destacar no mercado que está cada vez mais cortando postos de trabalho, pois em épocas passadas, as empresas mantinham para cada gerente ou diretor uma secretária e, atualmente, é muito mais comum que as secretárias trabalhem em pool.

Além disso, o serviço de uma secretária virtual pode ser a alternativa para que gestores de pequenas e médias empresas ou profissionais atuem estrategicamente em seu negócio.

Em tempo de crise, as empresas precisam se planejar e se reorganizar pensando na redução de gastos e essa modalidade de serviço garante foco na gestão administrativa, liberando os gestores dos assuntos rotineiros e burocráticos, os quais podem ser realizados por uma profissional qualificada, sem vínculo empregatício, com o amparo de um contrato personalizado, minimizando problemas com absenteísmo e reposição de funcionários em férias.

A secretária virtual realiza as mesmas atividades que uma secretária contratada, porém a empresa não paga pelo tempo ocioso dela, ao contrário, paga por uma profissional experiente e com know how  que evita a perda de tempo com infindáveis explicações e a diminuição de falhas.

O trabalho, geralmente, é discutido em uma reunião prévia, na qual o cliente detalha as atividades que precisa e a secretária lhe oferece as soluções adequadas para seu caso específico.

Secretariado virtual, o teletrabalho que oferece economia, produtividade e qualidade de vida.