SANTA PACIÊNCIA!

Vivemos num país onde temos liberdade de expressão e ainda temos perspectivas para galgar um futuro promissor; contudo, existem questões que precisam ser debatidas e o povo deveria se envolver mais nas discussões polêmicas, especialmente quando o assunto é educação!

Como descendente de italiano, gosto de dizer (neste caso escrever) o que penso, pois em muitos casos fico nervoso e indignado com a falta de escrúpulo que acontece em nossa nação! Santa Paciência, na verdade ela chegou ao limite, uma vez que a demagogia parece tomar conta de quem está no poder.

Nesse artigo desejo escrever especificamente a respeito da Educação do Ensino Superior Público, pois para quem ainda não sabe é um setor que está em greve já faz muito tempo e o governo federal precisa dar mais atenção para esse setor. O pouco caso por parte do governo com os professores das universidades públicas demonstra que educação deste país não tem prioridade. Milhares de jovens precisam estudar e buscar sua titulação, mas o governo não dá atenção para isso, enquanto sabemos que há milhões de jovens que já nem para a sala de aula da Educação Básica querem ir. O que acontece com nossos jovens universitários do Ensino Público Federal é vergonhoso, mancha nossa dignidade e não há reação do governo; pior ainda, corta o diálogo com os professores e faz de conta que nada existe. Santa Paciência Senhor Ministro da Educação Aluízio Mercadante!

Milhares de professores, administrativos, alunos, pais e toda uma gama da sociedade que depende do Ensino Superior Público sabem que toda essa situação existe por culpa exclusiva do governo. Não venham jogar a culpa em mais ninguém. Sou professor de carreira, na Educação Básica, não comecei ontem e sei o que é uma greve e o que ela representa em nossa profissão. É bom lembrar que uma greve feita dentro de nosso sistema capitalista, que não valoriza quem vive de sua força de trabalho é engolido pelo capital.

Portanto, amigos leitores, Santa Paciência que chega ao limite! Precisamos sair do comodismo, abrir os olhos e perceber que nem tudo vai às mil maravilhas no Brasil, especialmente a educação pública do Ensino Superior Federal, até quando vai ficar parada? Quando todos os jovens estiverem desestimulados e desistirem de seus sonhos? Quando faltar mão-de-obra qualificada para a produção? Quando os professores tiverem que apenas concordar com aquilo que o governo propõe? Aliás, até quando o governo federal vai ficar mentindo para a população? Carreira não se constrói da noite para o dia. Apenas gostaria de pedir que o governo abrisse o diálogo com os professores e que o Ministro da Educação tivesse um olhar mais humano para com todos que estão inseridos no Ensino Público Federal, professores, administrativos e alunos. Não suporto mais ouvir que ser educador é exercer “sacerdócio”, precisamos sim ter “vocação”, mas precisamos de valorização financeira, pois temos que viver, pagar nossas contas, os impostos e além de tudo ter qualidade de vida.

Santa Paciência que estás no céu, na terra ela está acabando. Ministro da Educação, Senadores, Deputados Estaduais e Federais, especialmente Prefeitos e Vereadores que estão em campanha eleitoral, valorizem a educação, parem de fazer demagogia e façam um pacto pela educação de qualidade que tem início na educação básica e vai até a superior, pois é pela educação que vamos começar a mudar, para melhor, nosso país. Vamos ajudar a fazer com que essa greve chegue ao seu final e que os professores sejam atendidos em suas reivindicações.