Insatisfeito com a maneira pela qual está gastando seu tempo com trabalho, estudos e problemas pessoais? Aprenda a pensar fora caixa com o livro “O Princípio 80/20. Os Segredos Para Conseguir Mais com Menos”.O autorRichard Koch traz dicas e ideias úteis para criar mais com menos através de conselhos fáceis de serem aplicados.

O princípio 80/20 é um conceito econômico criado no século XIX por Vilfredo Pareto que dizia que 80% da riqueza mundial era produzida por 20% das pessoas. Richard Koch trouxe esse conceito para outros aspectos da vida moderna e ensina neste livro como focar no que é importante e assim produzir mais com menos.

Defina suas metas


O primeiro passo para usar o princípio 80/20 é definir em qual aspecto da sua vida você deseja aplicá-lo. Suponhamos que o seu principal objetivo seja perder peso ou conseguir uma promoção no trabalho. O próximo passo é descobrir como de fato você irá atingir esses objetivos, quais são suas opções e que caminhos deve escolher para atingir suas metas. Por exemplo, para perder peso você poderia optar por praticar algum esporte 3 vezes por semana, iniciar uma uma dieta ou usar algum suplemento termogênico. Para conseguir uma promoção você poderia fazer novos cursos na sua área, aprender um novo idioma ou pensar em formas de ser mais útil para empresa onde trabalha. Agora você vai precisar descobrir qual desses caminhos te levarão a alcançar os seus objetivos o mais rápido possível e de maneira mais fácil. E, é claro, agir o quanto antes na direção do seu objetivo sempre tendo em mente o princípio 80/20 para ter o máximo de resultados com o mínimo de esforço.

Foque nas suas “ilhas de felicidade”

O autor explica que para você atingir maior eficiência no uso do seu tempo é preciso identificar suas “ilhas de felicidade”, ou seja, os momentos em que você se sente mais feliz e também suas “ilhas de realização” que são os momentos onde você produz mais e é mais criativo.

Mesmo que você trabalhe 8 horas por dia em um emprego que não é exatamente o dos seus sonhos, e sua jornada de trabalho seja maçante, nada impede você de focar nas suas ilhas de felicidade que pode ser cozinhar, brincar com seu cachorro ou falar outro idioma. Então, no médio a longo prazo, você pode transformar suas pequenas ilhas de felicidade em algo grandioso, por exemplo, ao abrir um restaurante, pet shop ou uma escola de idiomas.

Invista constantemente e pense a longo prazo

Aplique a mesma regra para investir mensalmente apenas uma pequena parcela do seu salário e no longo prazo ter ganhos absurdos. Basicamente, isso é possível usando o poder dos juros compostos ao investir na bolsa de valores, por exemplo. Invista 10% da sua renda em algumas empresas sólidas que pagam dividendos e reinvista esses dividendos comprando mais ações dessas empresas. Foque no longo prazo, pois é possível que nos primeiros meses ou até anos seus investimentos deem pouco ou nenhum retorno! Mas aguente firme, no longo prazo você será vitorioso e terá acumulado um bom montante e pode, quem sabe, ser financeiramente independente.

Priorize os relacionamentos mais importantes

Na Era da Informação é comum nos relacionarmos com diversas pessoas diariamente. Mas será que não estamos perdendo tempo com relações que pouco irão agregar às nossas vidas? Experimente se distanciar das mídias sociais e grupos em aplicativos de mensagens e comece a focar nos relacionamentos com pessoas mais próximas como pais, irmãos, filhos, marido, esposa, ou é claro, aquele amigo de longa data que está sempre lá para você nos momentos bons ou ruins.

Viva uma vida mais simples


A verdade é que o acúmulo de coisas e riquezas não deixará você mais feliz. Epicuro, filósofo grego que morreu em 270 a.C com 71 anos, dizia que para ter uma boa vida era preciso apenas comida, abrigo, roupas, amigos, liberdade e pensamento. Com esses 6 componentes, Epicuro viveu boa parte da sua vida com 7 amigos onde dividiam moradia, plantavam e colhiam seus próprios alimentos, escreviam livros, trocavam ideias e eram felizes sem se preocupar em acumular riquezas.

Livre-se das coisas que não te fazem feliz, crie uma lista com coisas, pessoas e objetivos que realmente importam e concentre suas energias nela, esqueça todo o resto. Aplique o princípio 80/20, crie mais com menos e seja mais feliz.

Curtiu o resumo? No livro completo você encontra muito mais detalhes e dicas. Compre agora em formato digital (e-book) ou capa dura.