Por [email protected] em 25/06/2016

REFERÊNCIA BIBLOGRÁFICA:

SANTOS, P. S. D. O que é xadrez. 2a. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. 74 p.

SOBRE O AUTOR:

Nascido em Brasília, Mestre em Direito (UFPE), Graduado em História (UFG) e Direito (UCG), é professor universitário da Universidade Católica de Goiás, já desenvolveu pesquisa com apoio do CNPq, filiado a Federação de Xadrez de Goiás e membro do Tribunal de Justiça Desportista.

SOBRE A OBRA:

Esta obra é composta por seis tópicos, mostra de forma agradável como o enigmático jogo de Xadrez foi evoluindo ao logo dos séculos, ainda faz uma importante relação entre as reais histórias e as lendas que até hoje não se sabe se é ou não verdade, sobre o surgimento do jogo do xadrez. Há uma abordagem geral pelo mundo de como este jogo já foi aplicado em alguns países. Tem um capítulo onde o autor explica de maneira bem básica de como se joga o xadrez, e ainda sugeri algumas leituras complementar sobre o jogo de xadrez.

JULGAMENTO DA OBRA:

Um livro de poucas páginas, ideal para leitura de conhecimento geral ao leigo ou iniciante de xadrez, mas que se torna uma leitura obrigatória para todas as pessoas. Tem um tópico, onde o autor tenta explicar como se joga em 14 explicações, que fica um pouco a desejar, porque não há nenhuma ilustração para facilitar o entendimento. Porém nos outros capítulos há diversas imagens que ilustram os momentos pontuados pelo autor ao longo da História. Sua primeira publicação foi em 1993, mas já foi reimpresso em 2004. Uma boa opção de leitura, que ao mesmo tempo se amplia o entendimento geral sobre a origem do jogo de Xadrez, e ainda o autor divulga as diversas aplicações que o jogo pode contribuir as pessoas, frutos de experiências feitas em outros países. Uma excelente opção de leitura para presente, para o ócio criativo e para estimular quem não sabe jogar.  

INDICAÇÃO DA OBRA:

Para todas as pessoas que queiram conhecer mais sobre a evolução Histórica do jogo de Xadrez, no mundo e no Brasil. Indicado também a universitários de Educação Física e pesquisadores cujas linhas de pesquisas abordem os seguintes temas: Jogos, História Mundial, História do Brasil, Esportes e Sociologia do Esporte.