REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

KROKOSCCZ, M. Autoria e plágio - um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores. São Paulo-SP: Atlas, 2012. 149 p.

SOBRE O AUTOR:

Doutorando em Educação pela USP, Mestre em Educação pela USP, Bacharel em Teologia, Licenciado em Pedagogia e Filosofia. É professor de Metodologia Científica do Centro Universitário FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado)

 SOBRE A OBRA:

O livro é extremamente didático no tema autoria e plágio, contendo uma explicação detalhada com fundamentação jurídica das leis, situações que se repetem vez ou outra, depoimentos dos casos, narrativas descritas como cada professor tentar evitar esse mal hábito e finalizando sempre com exercícios, ora em forma de múltiplas escolhas, ora em forma dissertativas.

Explica todos os problemas do plágio e autoria nos principais país do mundol, mostrando os percentuais destes crimes nestes país, alertando para a ciência Brasileira fique atenta. 

Propoe várias atividades e ações que fazem diminuir em muito os diversos casos narrados.  

JULGAMENTO DA OBRA:

Um livro excelente tanto na clareza e objetividade, quanto ao diversos assuntos abordados, de forma bem didática para diminuir este crime, entre eles:

  1. Exemplos de códigos de boas práticas científicas, elaboradas em algumas universidades;
  2. Que os percentuais ainda são altos, nas universidades que mais fiscalizam os plágios, chegando a 30 a 40% de plágios;
  3. Origem dos plágios e definição do plágios e tipos;
  4. Como as leis funcionam contra os plágios nas universidades de outros locais fora do Brasil, e o que acontece com os envolvidos;
  5. Sugestões aos professores para diminuir esta prática e como ensinar aos alunos;
  6. E vários questionários para testar o aprendizado do leitor para detectar o plágio.

Livro que deve sempre ser relido, para não esquecer e solidificar cada vez mais o nível de atenção a este tema.

INDICAÇÃO DE PÚBLICO:

Livro de leitura obrigatória para todos, principalmente para escritores, universitários, professores, pesquisadores e donos de editoras.