REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

CARPER, J. 100 dicas simples para prevvenir o alzheimer e a perda de memória. Tradução de Leila Couseiro. Rio de Janeiro-RJ: Sextante, 2015. 288 p.

SOBRE A AUTORA:

Foi premiada há décadas como uma grande jornalista de comunicação, é membro da Associação Americana de Envelhecimento. Mora em Washington,D.C., e na Flórida. Ela até hoje segue suas dicas e já tem mais de oitenta anos e não apresenta sinais de Alzheimer, apesar de sua herança genética também lhe ajudar.

SOBRE A OBRA:

  • Mostra várias dicas, num total de 100, para o idoso se cuidar e ao mesmo tempo se prevenir do mal do século, o Alzheimer;
  • Indica a 100 principais dicas de prevenção, de vários anos de leitura e acompanhamentos das pesquisas, feita ao Alzheimer;
  • Orienta situação simples para o idoso fazer, enquanto os cientistas não descobrem a cura do Alzheimer.

OPINIÃO SOBRE A OBRA:

 Uma obra importante para se ter numa família, pois poderá orientar e ajudar alguma pessoa que está chegando aos 60 anos, porém esta obra, não substitui as visitas médicas periódicas, como também orientações de profissionais de: Psicologia, Nutrição, Educação Física e Médicos especializados ou em Neurologia ou Neuropsicologia.

Um boa orientação que faltou no livro foi, separar em cinco grandes categorias, isto é 5 tipos principais de prevenções, que são:

  1. Prevenção Física;
  2. Prevenção Cognitiva;
  3. Prevenção Emocional;
  4. Prevenção Social;
  5. Prevenção Nutricional

Seguem os percentuais dos referidos tipos de prevenção, em relações dos 100 citados pela autora, por ordem do maior para o menor percentual de capítulos citados:

  1. Prevenção Física 43%;
  2. Prevenção Nutricional 35%;
  3. Prevenção Cognitiva 12%;
  4. Prevenção Emocional 8%;
  5. Prevenção Social 2%

Aconselhamos procurar profissionais para aumentar os percentuais das prevenções de menor sugestão da autora do livro.

PÚBLICO-ALVO:

- Indicado a qualquer pessoa, já que todos um dia chegaram aos 60 anos;

- Indicado como um ótimo presente para qualquer pessoa que se aproxima dos 60 anos e quer se prevenir do Alzheimer ou que tenha interesse de se cuidar, para ter um envelhecimento mais saudável e com qualidade;

- Aos cuidadores e familiares que tomam conta de idosos;

-  Aos Universitários de saúde que devem ter como mais um livro de consulta;

- Indicados também para diversos profissionais mais especializados: Psicólogo, Nutricionista, Neuropsicologos, Personal trainer de idosos.