RENUNCIE A SI MESMO, TOME SUA CRUZ E SIGA JESUS CRISTO!

 O  Evangelho Mt 16,21-27  mostra Jesus dando direcionamento para quem deseja ser seu seguidor: renuncie a si mesmo e tome sua cruz e o siga. Isso significa que  muitas vezes é preciso renunciar nossos planos humanos para assumir os encargos de nossa responsabilidade, não tentando escapar das dificuldades para facilitar a experiência de uma “boa vida”.

Em nenhum momento na Sua Palavra, Jesus nos promete uma vida sem aflição e sem dor; pelo contrário, apesar do ser humano recusar o sofrimento e a dificuldade como foi o caso de Pedro, Jesus adverte que qualquer pensamento contrário vem do maligno, somente com o intuito, de nos enganar e iludir.

No pensamento de Deus está tanto a luta como a vitória. “O que pode dizer aquele que não experimentou?”

Precisamos entender que Deus é maior que todos os nossos problemas. Quem pretende à força, pela sua própria capacidade, salvar a sua vida fugindo das ocasiões de aprendizado, terá uma existência apagada e medíocre e nunca provará o sabor de uma vitória.

Quando perdemos a nossa “vida cômoda”, para seguirmos a Jesus e ao Seu Evangelho, aí sim, encontraremos e veremos realizados todos os nossos anseios interiores.

Que Deus em sua infinita misericórdia nos permita sempre trabalhar em favor de seu Projeto que criou o ser humano e o chamou para viver a vocação do amor em toda sua plenitude.  Deus não criou o homem para o sofrimento. O sofrimento é conseqüência da rejeição, que no tempo de Jesus, e na modernidade, leva o homem a não viver aquilo que é essencial para ser discípulo de Cristão.

As palavras de Jesus exigem doação total, mas levas podem nos levar a compreender que por maiores que sejam as dificuldades, sofrimentos e provações, os seguidores de Jesus, que morreu na cruz para nos salvar, terão condições para enfrentar essas dificuldades, pois são criaturas confiantes e submissas à vontade de Deus.

E diante desse Evangelho de Mt 16,21-27  somos chamados a buscar constantemente a vontade do Senhor que o nosso caminho, verdade e vida, será que podemos nos considerar verdadeiros cristãos? Como os homens e mulheres vivem os ensinamentos de Jesus? O que significa ganhar o mundo inteiro, mas perder a própria vida?

Que Deus nos ajude a ser cristãos verdadeiros e maduros para aceitarmos a nossa Cruz, assim como Jesus. Amém.

 

.