RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO V EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR 

ANDREA AMARAL LEÃO

ELLEM LUANE BARBOSA DA SILVA

LEILANE ALVES DE OLIVEIRA

LUCIANA NEVES PINHEIRO 

 

Relatório apresentado à disciplina Estágio Supervisionado v em Ambiente Não Escolar como pré-requisito avaliativo, orientado pela Profª. Josineide Monteiro Reinaldo. Turma: PLPN-14.     

1 - INTRODUÇÃO

Neste Relatório, ressalta-se a importância do Estágio Supervisionado, pois é no período de estágio que o aluno-professorando realiza a sua incursão em ambientes, recrudescendo o seu conhecimento sobre a profissão, desenvolvendo o seu lado prático e se desviando um pouco da teoria, a qual se releva mais em ambientes acadêmicos.

O estágio supervisionado V, em ambiente não escolar tem como carga horária de 50 horas, distribuídas das seguintes formas: 35 horas em campo de estágio, dividas 6 horas de observação apenas e as outras e participação, 3 horas de elaboração do projeto de estagio, 3 horas de aplicação do projeto e 12 horas presencias na faculdade. Esse estágio tem como orientadora professora: Mª Josineide Monteiro Reinaldo.

      O Estágio curricular nos possibilita uma prática de conhecimento como o desenvolvimento acadêmico. Por isso sendo uma disciplina obrigatória nas faculdades e universidades do curso de pedagogia. Esse estágio visa o aprendizado do futuro pedagogo que irá trabalhar numa empresa em vários setores da mesma, visando à afetividade, o trabalho em grupo, a convivência, a liderança, o respeito e a aprendizagem dos funcionários.

      Compreende-se que o estágio em ambiente não escolar oferece ao acadêmico o aprendizado de como planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar aplicação de projetos e experiências educativas não-escolares; como produzir e difundir o conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

            Avancini (2011) os pedagogos estão a cada vez sendo requisitado para trabalhar empresa, tendo como objetivo aprimorar área da valorização do conhecimento e do aprendizado. Fazer com que as pessoas tenham uma formação continuada e busque por informações, com a finalidade de melhorar a qualidade do atendimento dos clientes e o relacionamento com os funcionários. Então o estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um bom profissional (PINHEIRO, 2008).

      Contudo, é importante que este estagiário possa aprender na prática como pode é trabalhar como pedagogo em empresas, hospitais, ONGs, associações, igrejas, eventos, emissoras e outros. Assim quebrando preconceitos sobre a atuação do pedagogo fora da escolar, pois há onde haver uma prática educativa existirá uma ação pedagógica.

Portanto, o estágio visar a promover o conhecimento sobre esta área e prática para o pedagogo, auxiliando para que quando venha trabalhar nesta área já possa ter um conhecimento sobre a pedagogia em ambiente não escolar.  

Dessa forma, são expostos os aspectos físicos, internos e pareceres das alunas acerca da observação feita na Instituição Felipe Smaldone.  Portanto é esperado a partir desse estágio conhecer a prática profissional do pedagogo em ambiente não escolar. Assim, é necessária a aproximação desses espaços no processo de formação inicial. Para isto, o Estágio Supervisionado V foi realizado na INSTITUIÇÃO FELIPE SMALDONE observando o desenvolvimento do trabalho pedagógico em ambiente não escolar, especificamente o pedagogo, atuante na INSTITUIÇÃO FELIPE SMALDONE, no Período de 07/10/14 á 10/11/14, em dias alternados, no horário de 07:30h ás 17:30h com uma carga horária total de 36 horas. 

2 . OBJETIVOS

  1. 1. Objetivo Geral: 

Entender como é o trabalho do pedagogo em ambiente escolar no desenvolvimento do aprendizado. 

2.2. Objetivos Específicos:

  • Investigar as áreas de atuação do pedagogo.
  • Observar ações pedagógicas do pedagogo na entidade.
  • Conhecer os meus de trabalho do pedagogo em ambiente não escolar 

3 . METODOLOGIA 

O trabalho será desenvolvido por meio de observação e participação nos setores de atuação do pedagogo no Instituto Felipe Smaldone, assim como é o trabalho do pedagogo e o que corresponde às obrigações e deveres ao pedagogo em ambiente não escolar. 

4 . APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ONDE REALIZOU O ESTÁGIO:

4.1 . Caracterização 

 A Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações é uma Associação Civil e Religiosa de Direito Privado, sem fins econômicos e lucrativos, de Natureza Beneficente e Filantrópica, de Caráter Educacional, Cultural e Beneficente de Assistência Social. Com Estatuto Social Primitivo registrado em 08 de junho de 1973 no Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Belém-Pará.

Localizada na Travessa  14 de Março, nº 854, tem como diretora a irmã Círia Gomes de Oliveira, atende no Pará, atualmente, cerca de 200 alunos matriculados com deficiência auditiva.

A Instituição Felipe Smaldone é gerenciada e coordenada pela congregação das Irmãs Salesianas do Sagrado Coração. A Congregação foi fundada pelo então padre Felipe Smaldone há 125 anos.

A Instituição Felipe Smaldone possui caráter filantrópico. Para a entidade se manter ativa ela conta com parcerias, convênios, doações e, principalmente, com o Fundo Nacional de Assistência Social - verba de origem do Governo Federal. Com corpo de funcionários qualificados, cedidos pelo Governo do Estado, disponibilizados pela SEDUC, SESPA e SESMA, que prestam todo um trabalho de assistência social.

A organização oferece a sua clientela orientação pedagógica, psicológica e educacional além de prestar assistência médica e odontológica, tudo isso sem nenhum ônus para os familiares.

A metodologia de implantada pela entidade envolve o trabalho de todos os profissionais. São médicos, fonoaudiólogos, odontólogos, psicólogos, professores, pedagogos, uma equipe técnica e operacional capacitada, que trabalha em conjunto para desenvolver a vocalização das crianças.

  5 . VIVÊNCIA NO ESTÁGIO NO PERÍODO DE 07/10/14 Á 10/11/14           

Durante a realização do estágio no Instituto Felipe Smaldone houve a receptividade de todos os funcionários. Foi possível observar que nesse Instituto desenvolve muitas atividades tanto para os alunos da instituição bem como para as famílias e comunidade, através de projetos, palestras e cursos elaborados pelos pedagogos da instituição, logo compreendemos a importância em acolher a família e a comunidade em geral.

Como projetos foi exposto a Palestra sobre “Prevenção da Obesidade Infantil no Município de Belém Pará” e teve como objetivo conscientizar a comunidade em geral da necessidade em rever sua alimentação.

Durante o estágio foi possível observar a atuação do pedagogo no espaço da instituição através da organização em planejar em que precisa estar sempre atenta ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando os profissionais da sua equipe e a necessidade do espaço e acompanhar os resultados propostos, essa caminhada nem sempre é feita com segurança, pois as diversas informações e responsabilidades o medo e a insegurança também fazem parte dessa trajetória, cabe ao pedagogo refletir sobre sua própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo. O trabalho em equipe é fonte inesgotável de superação e valorização do profissional.

Salientamos também as visitas domiciliares que são feitas pelas pedagogas e psicólogas que são de extrema importância na tentativa do relacionamento mais próximo entre a família e a escola.

Foi observada a atuação do Brinquedista na brinquedoteca, no qual pudemos perceber a necessidade do espaço na instituição, tendo como objetivo a verificação, um meio essencial para a construção da aprendizagem das crianças. A criação da brinquedoteca foi um marco legitimador e histórico da importância do brincar para a criança.

Portanto a partir das experiências vividas na instituição podemos constatar que acontece o planejamento, execução e avaliação de projetos nos referidos espaços, mais que o papel do pedagogo vai além do ensinar, ele proporcionará um ambiente de aprendizado nas pessoas em diferentes contextos. 

6 . APLICAÇÃO DO PROJETO 

O Projeto foi aplicado no Instituto Felipe Smaldone, no auditório com o tema: Reeducação Alimentar.

Elaboramos o Projeto Reeducação Alimentar tem, portanto, como propósito, em promover a promoção da saúde e desempenhar papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: ações de estímulo sobre os hábitos alimentares saudáveis por meio de atividades educativas, ações de apoio a práticas saudáveis por meio de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas através da sensibilização de palestras.

Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, e a respeito à inclusão dos alimentos naturais no cardápio de alimentação da instituição, na qual se justifica a elaboração de um projeto simples, porém significativo para a construção de hábitos alimentares saudáveis.

Deste modo pudemos expor e discutir com sobre a importância da alimentação através de discussões feitas pela a equipe e público no qual reforçamos a importância de exercícios físicos.

Desse modo, durante a realização do presente projeto conseguimos alcançar vários dos nossos objetivos e salientamos alguns aspectos positivos como a ótima avaliação do projeto pelos envolvidos em que reforçamos o verdadeiro significado em cuidar da nossa alimentação. 

7 . AVALIAÇÃO

O período do Estágio Supervisionado V em ambiente não escolar podemos perceber a atuação do pedagogo nesses diferentes espaços, uma vez que muitos subtende-se que sua atuação é somente em escola no ato de ensinar, mais que com o passar do tempo se contexto mudou, hoje podemos está atuando em diferentes ambientes, no qual podendo proporcionar ações educativas em diferentes lugares não só em escolas, mais também em hospitais, ONGs, associações, igrejas, eventos, emissoras e empresas, quebrando de vez os preconceitos de uma sociedade moderna e contemporânea.

8 . CONCLUSÃO E PROPOSTA           

O Estágio Supervisionado V, do Curso de Pedagogia foi realizado no âmbito não escolar, onde foi possível constatar o importante papel que os pedagogos desenvolvem, permitiram no decorrer deste período, a possibilidade de experimentar situações que acontecem fora do âmbito escolar e, sem dúvida foram muito enriquecedoras, pois deram continuidade ao processo de reflexão entre a articulação teórica com a prática, já iniciado em outros estágios, mas desta vez focando o papel do pedagogo em instâncias não escolares.

Esta análise possibilitou perceber como é importante a participação e atuação do pedagogo, desmistificando que o pedagogo é somente um profissional que atua na sala de aula, mas que ele é um planejador e executor de várias ações que englobam o aprendizado.

 Enceramos o estágio convictas de que o trabalho do pedagogo não se limita apenas dentro da escola, mas em qualquer espaço onde a educação é valorizada e aplicada.

 E como proposta desenvolver uma formação que contemple as especificidades do trabalho, portanto, a criação de espaços de formação continuada como cursos, eventos e grupos de estudos, são, em nossa compreensão, fundamentais para fortalecer, por meio de uma reflexão fundamentada, a atuação do pedagogo. 

REFERÊNCIAS 

AVANCINI, Marta. Carreira. 2011. Disponível em: <http://revistaeducacao.uol.com.br/>. Acesso em: 25 Out. 2014. 

PINHEIRO, M. A. A importância do estágio. 2008. Disponível em: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/a-importancia-do-estagio-403435.html. Acesso em 14 Nov. 2014.