RESUMO

Este relato foi realizado numa turma de EJA, na Escola Municipal Santa Teresa-PE, com alunos da Telessala do Telecurso 2000, do ensino fundamental de 5ª à 8ª série, com objetivo de analisar as interações dos sujeitos com o vídeo do Telecurso de matemática na construções dos losangos com materiais concreto. Os 30 alunos com dificuldades, desinteresse pelo conteúdo programático oriundos de diversos sistemas de Ensino, faixa etária entre 17 e 45 anos, e comprometida capacidade alfabética da matemática. Buscando dinamizar, motivar e contribuir Vygotsky. “A instrução somente é boa quando vai adiante do desenvolvimento, quando desperta e traz à vida aquelas funções que estão em processo de maturação ou na zona de desenvolvimento proximal” através do levantamento dos conhecimentos prévios dos aprendentes.

INTRODUÇÂO

A proposta pedagógica do Telecurso 2000 é uma metodologia educacional que integra conteúdos do ensino fundamental utilizando multimeios, que oferece uma nova oportunidade de concluir os estudos básicos. Criado em 1995 pela Fundação Roberto Marinho e pela Fiesp, o Telecurso 2000 utiliza os conhecimentos que o aluno já possui para incorporar novos e transferi-los para seu cotidiano. Desse modo, é possível desenvolver os conteúdos do programa do curso, bem como as habilidades básicas, as questões de cidadania e a capacidade empreendedora de cada um. O Telecurso 2000 oferece oportunidade de conclusão do ensino fundamental e médio, para trabalhadores e desempregados e sua ação pedagógica, se baseia em duas orientações do educador Paulo Freire, contextualização para a compreensão crítica do significado da leitura dos vídeos.

O Telecurso é tecnologia para corrigir o fluxo escolar dos alunos na faixa etária a partir dos 17 anos, com defasagem idade/série, sem o domínio da capacidade leitora coerente com sua faixa etária, não alfabetizada no tempo adequado, ou seja, nas séries do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que devem ser alfabetizados num período de um ano, com um programa estruturado com 80 videos aula de ensino aprendizagem de matemática. As atividades escolhidas para análise das interações foram a exibição do vídeo área do comprimento do retângulo, organização das atividades de aula, resolução do exercício, resposta do exercício feito pelo aluno, o livro didático trabalhando o conteúdo dos Polígonos.            

Nesse contexto, o sujeito, o objeto físico e o meio social são determinantes na estruturação do conhecimento a partir da concepção interacionista e sócio-interacionista de Vygotsky e Piaget. A idéia desse relato nos chamou a atenção, que a presença concreta dos objetos em atividades didática, podemos fazer comparações com outros objetos abstratos numa sequência lógica e de raciocínio a qualquer conteúdo. A aula de matemática propõe atividades que os alunos sejam capazes de interagir como sujeitos sociais no objeto de estudo, no conhecimento prévio a partir da intervenção dos professores.

Nesse contexto, o sujeito, o objeto físico e o meio social são determinantes na estruturação do conhecimento a partir da concepção interacionista e sócio-interacionista de Vygotsky e Piaget. A ideia desse relato nos chamou a atenção, que a presença concreta dos objetos em atividades didática, podemos fazer comparações com outros objetos abstratos numa sequência lógica e de raciocínio a qualquer conteúdo. Ocorre sempre no ensino que é um processo contínuo da aprendizagem. Até agora, vimos esse processo no segmento de leitura, discussão, explicação, atitude, procedimento e socialização em sala de aula que é um espaço privilegiado. Ao propormos a aula nessa turma sabíamos que os alunos apresentavam defasagem idade/série, não alfabetizados com a matemática.  O nosso objetivo ao apresentar esta prática de Ensino é proporcionar a possibilidade da construção do conhecimento sobre os polígonos.

METODOLOGIA

O Vídeo exibido foi a teleaula 41 com o conteúdo porque no losango os 4 lados também são do mesmo tamanho e sequenciado pelo livro didático, porém mais abrangente, contemplava as dificuldades pertinentes ao 6º ano sobre os retângulos. Assim sendo, foi feita a leitura imagética do vídeo, nesse momento a motivação do professor se deparava com a dificuldade na leitura dos materiais entregues aos aprendentes. Enquanto, fazia a leitura de imagem do vídeo, observava-se que o entendimento não era homogêneo, com isso intercedeu com apresentação materiais concretos, de cartazes, exemplares de retângulos e quadrado e novamente foi feita a leitura, identificando a geometria das figuras . Ao fazer as interações de entendimento mediado pelo professor, os alunos que conseguiram ler o texto motivaram os demais a participarem, só então os questionamentos, as inquietações vieram à tona, ou seja, “o ser só aprende com o outro” Vygotsky.

Voltando ao texto, encima do conteúdo programado, para que os alunos exemplificassem, para avançar na compreensão das situações interativas entre objeto e o sujeito, o que foi lido, fazendo relação com o seu cotidiano. Isso quer dizer que, estes conhecimentos são objetos da aprendizagem dentro e fora da Escola.

1º Momento:

A aula de matemática se desenvolveu da seguinte maneira:

1. Exibição do vídeo da teleaula sobre as figuras do losango.

2. Confecção com a utilização dos materiais concretos para confecção dos retângulos (linha, tesoura, papel, cola e outros).

3. Conversa informal sobre a ideia de construir os retângulos no papel e sua confecção com os materiais. 

Neste primeiro momento os alunos de EJA, desenvolveram suas habilidades de infância com lembranças lúdicas, comparando os desenhos a formatos de brinquedos e outros objetos.

2º Momento Utilizando o livro didático de matemática trabalhando os quadriláteros, ângulos internos, retângulos e a arte final, decorando-a de várias maneiras inclusive com a formação do mosaico. A compreensão de sua geometria, medição e entendimento das formas do losango no dia-a-dia. Resultado Pudemos observar a influência de um aluno sobre os demais na leitura e as respostas foram socializadas, com linguagem diferenciada, modo de escrever. Sendo assim, afirma Vygotsky(1989) “Nós procuramos conhecer o pensamento dos alunos pela fala e escrita”. Houve identificação nas respostas com o diferencial dos alunos que conseguiram usar a linguagem escrita e outros a oralidade.

Ao analisar as respostas dos alunos, não destacamos os erros de escrita e deficiência de leitura, mas a construção de pensamento, de frases, a permanência do conhecimento prévio, senso comum como ferramenta instrumentalizadora na composição do texto. Tentamos com esse relato fazer esta ponte de alfabetizar naquele momento, com a matemática. Algumas respostas das questões indicam que os alunos conhecem a informação pelo texto apresentado no vídeo da teleaula e na fala do professor. Compartilhando ideias entre eles sobre as figuras construídas e desenhadas, aprenderam a utilizar o régua, compasso, e sentiram dificuldade para reconhecer as diagonais, lados fizeram uma avaliação registrando a aula nas seguintes questões:.

Questão 1: O que vocês acharam do vídeo da teleaula de matemática? Todos os alunos responderam que a teleaula foi proveitosa, boa e ótima estudar matemática com materiais concretos na confecção dos losangos.

Questão 2: Vocês conheciam os losangos? Nesta questão os depoimentos dos alunos foram: Eu só sabia de trapézio de Circo; Nunca percebemos as formas geométricas do losango, a não ser quando empinava pipa; Como uma brincadeira de criança pode se aprender geometria; Eu entendi que a pipa parece com o que nós estudamos hoje; Hoje eu aprendi que polígonos são figuras geométricas; Além da teoria nós podemos colocar em prática a nossa experiência na confecção da pipa em cima das figuras geométricas; Essa aula sobre losango foi uma arte muito importante; Eu via a pipa, mas não percebia suas formas geométricas; O trabalho foi bom, aprendemos muitas coisas sobre geometria; Observamos que as diagonais dividem o hexágono convexo em quatro triângulos. Segundo as respostas selecionadas por ter várias repetidas observamos que eles sabem geometria pelos anos de estudo que tiveram: desconheciam a geometria da pipa ao confeccioná-la, sentiram dificuldade com o transferidor, sabiam utilizar compasso.

[...]