RECORDAR É VIVER OU SOFRER?

Professor Mestre Ciro José Toaldo 

Quando tenho oportunidade, retomo meus artigos escritos e, deparei-me com o de trinta de outubro de dois mil e dois, quando escrevia da emoção que sentia ao saber da vitória de Lula para o cargo de Presidente da República, no segundo turno daquela eleição.

Com muita paciência, fiz a leitura várias vezes do referido artigo e, para aguçar ainda mais minha decepção, acabei refletindo a respeito do titulo dado: “a esperança venceu o medo”! Com dor no peito, a mente retomou o tempo de juventude, vivida em Capinzal (SC), aonde fazíamos acirrados debates, inclusive com meu falecido pai, sempre tendo como bandeira o partido de Lula e sua ideologia. Mas, o sábio pai afirmava que um dia iria ter os olhos abertos e perceberia o quanto estava enganado!

Triste e amarga sabedoria do meu velho guerreiro da Carmelo Zocolli, pois o tempo demonstrou o quanto fui enganado! Amigos leitores - pode ser que alguns tenham o dito artigo guardado, vejam o que escrevia: com a vitória de Lula, nosso povo voltará a sorrir e ter esperança e, transcrevi a fala do Presidente eleito: “irei dormir todos os dias com a consciência tranquila de ter cumprido meu dever em proporcionar benefícios ao povo”.

De fato, cumpriu seu dever, mas de enganar aqueles, como este que vos escreve, de usar o poder, primeiro em benefício próprio! Como historiador e defensor do resgate do passado, tenho por obrigação tornar pública, mais uma vez, minha indignação para quem usou e, continua usando do poder para beneficiar uns poucos. Em nome da suposta mudança, este grupo que usufrui o poder por doze anos e ainda usufrui, têm apenas a preocupação de “dar o peixe pronto” e não ensinar a pescar, com o intuito de perpetuarem-se no poder.

Meus leitores queridos, digo com muito sentimento, amo a politica! Venho de uma família que sempre militou nesta área e defendiam que o politico não deveria ter remuneração, especialmente o vereador. Infelizmente ao recordar o artigo escrito em 2002 e, também rememorar minha história na politica, sobretudo em Capinzal (SC), vejo que a luta que travamos para reacender a esperança de um povo que saia do regime militar, trazida para o cenário político do ano de 2015, com seus escândalos, corrupção e falcatruas, justamente pelo grupo que assumiu o poder em 2002, afirmo que sinto vergonha e tristeza de um dia ter discutido com meu pai por causa destes insanos que apenas pensam em seu bolso!

Como cristão e uma criatura que teme a Deus, não guardo rancor e nem ódio, apenas preciso externar minha indignação de quem lutou para este cenário ser diferente! Trabalho diuturnamente para ter uma vida digna, mas estou cansado de pagar impostos e não ver para onde vai meu dinheiro! Escreve para que meu povo cristão abra os olhos para não continuar essa recordação de sofrimento!

Dois mil e dezesseis, será ano de eleição e teremos o termômetro de como está a indignação do brasileiro. A democracia e a politica são necessárias e, existe muito politico bem intencionados e que não se deixa levar pela corrupção! Não vamos colocar todos no mesmo saco, mas chegou a hora de separar o trigo do joio, mas isto é assunto para o próximo artigo.

Pense e reflita nisso! É muito importante! Deus nos abençoe!