Antônio Padilha de Carvalho

O ser humano arrogante é um lixo. A gente faz as coisas erradas, esse lixo não sai de nossa vida. Isso fede e o cheiro existe para não nos deixar esquecer.

Às vezes, até os mentirosos falam a verdade! A luta que se perde é luta que se abandona.

A grande verdade é que os seres humanos não querem ser produto do meio ambiente, nós queremos que o meio ambiente seja um produto nosso.

“Na vida nada é dado de bandeja, tem que tomar na marra”. Usamos desse pensamento para justificar nossas aberrações comportamentais. Dizem que as pessoas mentem com intuito de equilibrar as coisas que acontecerão no futuro.

Sofremos sempre por algo que não existe, que não é realidade, vez que existe apenas em nossas mentes. Nossa mente é 50% de memória e 50% de imaginação.

Qual o sentido da vida? Estamos aqui pra que e por que? O fantástico Carl Gustav Jung ensina-nos o seguinte: “Encontre o sentido de sua vida e transforme-o em seu objetivo!”

Cada um de nós é único. Somos uma variação única. “Nós todos fomos criados ao mesmo tempo”, diz Julian de Norwich, “ e em nossa criação fomos unidos e unificados com Deus”. “Além disso”,acrescenta, “Deus jamais começou a nos amar...sempre estivemos...conhecidos e amados desde antes do princípio dos tempos”.

Vivemos a mais pura ilusão. Morte é vida, espaço é tempo, destino é acaso, estas são as forças universais. A Geografia do tempo garante: Entramos no seu fluxo, medimos e marcamos, mas não podemos desfiá-lo, não podemos acelerá-lo, nem tampouco desacelerá-lo. O tempo não custa a passar, simplesmente passa.

Cada pessoa que conhecemos, encontramos Deus. Quantos acham que Deus é um homem branco morto que vive no céu? Todos somos um!

Nós não somos o nosso corpo; não somos a nossa mente, muito menos nossa personalidade. Somos um ser infinito! Temos ações deploráveis, pois todas elas têm como base o medo, a violência e a agressão.

É impossível livrar-nos da dor, enquanto não aprendermos as suas lições. Chegamos aqui com muita violência e egoísmo.

A felicidade não é encontrada lutando uns contra os outros, mas dando-se as mãos para sairmos do pântano de egoísmo humano no qual estamos chafurdados.

Não sabemos para onde vamos. Permitimos que a situação nos leve embora. Não temos controle de nós mesmos. Não vivemos nossa vida aqui e agora.

Novamente Jung diz: “95% das pessoas vivem 95% das suas vidas inconscientes. Estão numa esteira rolante, podem ser compradas facilmente”.

A mídia faz-nos acreditar que somos inteligentes. A mídia é a mentalidade dominante. Os Romanos mantinham o povo inconsciente com a política de “pane e circus”. A Televisão é uma droga. Os nossos filhos são “criados” e “educados” pela televisão. Ela é a babá da nova geração. Se os “educadores” são violentos, imagina os aprendizes...

 Antônio Padilha de Carvalho é Geógrafo e Presidente do CLUBE GEO – Instituto de Defesa do Meio Ambiente.