"Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma". III João - 2. Ou, em outra versão: "Meu querido amigo, tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde, assim como está bem espiritualmente".

Em geral é a vontade de Deus que o crente tenha saúde e que tenha uma vida abençoada. Ele quer que tudo vá bem conosco, isto é, que nosso trabalho, planos, propósitos, ministério, família, finanças, etc., estejam de acordo com a sua vontade e direção.

Portanto, as bênçãos de Deus, mediante a redenção em Cristo, visam a suprir nossas necessidades físicas e espirituais.

No tocante a prosperidade, tanto física como espiritual, as Escrituras nos ensinam o seguinte:

1 ? A expressão "que te vá bem em todas as coisas", literalmente significa "fazer uma boa viagem". À luz desse significado, a oração prioritária de João é no sentido de que os crentes andem no caminho da salvação, que permaneçam na vontade e na verdade de Deus e desfrutem da sua bênção.

2 ? A vontade de Deus é que ganhemos o necessário para termos abrigo, alimento e roupa para toda nossa família, e que tenhamos o suficiente para ajudar os outros, e para promover a causa de Cristo. Gn 28:20 - II Co 9:8 ? Fp 4:19.

Sabemos que Deus pode nos dar o suficiente para as nossas necessidades, e que Ele promete nos suprir conforme as suas gloriosas riquezas.

3 ? Embora oremos para Deus suprir as nossas necessidades materiais, devemos reconhecer que haverá ocasiões em que Deus permite que seus filhos passem por necessidades:

(a) - Passamos tempos de aflições ou de necessidades para sermos despertados a confiar mais nEle e desenvolver nossa fé, nossa perseverança, espiritual e nosso ministério;
(b) ? Podemos experimentar problemas difíceis, quando por causa do nosso testemunho e do trabalho em Cristo, o mundo nos oprime e persegue;
(c) ? Podemos experimentar pobreza, devido às circunstâncias nacionais ou naturais, tais como guerra, fome, seca, ou más condições econômicas ou sociais.

4 ? A presença, a ajuda e a bênção de Deus na nossa vida física estão relacionadas à prosperidade da nossa vida espiritual. Devemos buscar a vontade de Deus ? Mt 6:10;26:39; Hb 10:7-9, obedecer ao Espírito Santo ? Rm 8:14, permanecer separados do mundo ? Rm 12:1,2, amar a Palavra de Deus ? Tg 1.21, buscar a sua ajuda em oração ? Mt 6.11, trabalhar com afinco ? II Ts 3:6-12 e viver segundo o princípio de buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça ? Mt 6:33.

5 ? Mesmo estando bem a nossa alma, não estamos automaticamente isentos de dificuldades noutras áreas da vida. Devemos encarar as adversidades, aflições e necessidades com oração e confiança em Deus.

Deus não quer que ninguém que crê n?Ele e que assume a sua fé apenas sobreviva, Ele quer que você viva. Quando você trabalha, estuda, cuida da sua família, faz tudo o que está ao seu alcance e mantém uma aliança com Deus, você está agradando a Deus.

Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal Cpad
João Placoná - Presbítero - Professor de Teologia - Palestrante Evangélico - Articulista