Estudamos história por vários motivos. Primeiro porque tudo é história. Nada existe fora do tempo e o tempo é o ponto de partida para tudo que existe: por isso tudo é história e não há possibilidade de se estudar nada sem ela.

Em segundo lugar, a história nos ajuda a entender nossa vida, a vida de nossa família e de nosso povo. Ela nos ajuda não só a entender o passado, mas também a compreender o porquê dos fatos presentes serem dessa forma; ou seja, como as coisas se tornaram o que são. Todos os fatos atuais ou situações cotidianas são resultantes de fatos e processos passados. Por esse motivo, se queremos entender o presente, precisamos compreender suas origens históricas: o seu passado.

Na maioria das vezes, a história ensinada na escola, trata dos grandes personagens e suas realizações (JK e a construção de Brasília). Mas também podemos falar das pequenas histórias envolvendo nossas famílias, nossa cidade, nosso estado...

Pelo estudo da história também podemos conhecer as causas de muitos fatos trágicos que abalaram o mundo ou uma região.

Quando estudamos história, quase sempre nos prendemos a fatos políticos, mas também podemos falar sobre a história da economia, dos movimentos sociais, das religiões, das migrações, da educação, das artes, etc. Mas a principal é a história de nossa vida, pois é ela que nos impulsiona para as nossas realizações, para as nossas conquistas.

Mas o que estamos estudando quando estudamos história? Quase sempre dizemos que a história são os textos que estão nos livros. Mas é muito mais do que isso. Antes do texto, a história é a vida, o cotidiano, os fatos – pequenos e grandes; locais ou mundiais. Também se diz que a história é o passado ou tem a ver com o passado. Mas não podemos nos esquecer que o passado já não mais existe e por si mesmo não nos é acessível, daí dizermos que a história se interessa pelas fontes. E essa fonte, retalho do passado, por ser um pedaço congelado do, passado passa a ser lido no presente. Por isso se diz que o passado só tem sentido no presente.

Mas então por que estudar história? Porque nossa história é vida que estamos construindo e com ela interpretamos e atribuímos sentido ao mundo.

Neri de Paula Carneiro

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Rolim de Moura - RO