Plantando florestas: reflorestamento ou florestamento?

Normalmente o plantio de espécies de árvores em conjunto é, genericamente, denominado “reflorestamento”. O termo reflorestamento possui certas implicâncias. Vejamos algumas. Quando um indivíduo qualquer tem que fazer novamente algo, pode-se dizer que ele tem refazer aquela tarefa. Da mesma forma, se temos ler novamente um livro, podemos dizer que temos que reler aquele texto. Dessa forma, se temos que reflorestar alguma área, tal ação implica em recolocar uma floresta onde já existia uma outra antes. Assim, por exemplo, se substituirmos uma floresta de eucaliptos por uma floresta de pinheiros, podemos dizer que houve um reflorestamento com uma espécie árvore diferente.

Por outro lado, caso plantássemos uma floresta em um local que era de pastagem, estamos introduzindo uma floresta onde antes não havia uma. Portanto, não estamos reflorestando, mas florestando uma determinada área.

O emprego dos termos reflorestamento e florestamento pode ser feito também em relação à cobertura vegetal original de uma dada área. Por exemplo, uma área na Amazônia possuía cobertura de floresta tropical. Tal floresta foi convertida para pastagem e assim permaneceu por 20 anos. Após um período, o dono da área resolveu plantar uma floresta no local da pastagem. Nesse caso, o termo reflorestamento pode ser empregado, pois se refere ao ato de plantar uma floresta onde, no passado, antes da pastagem, havia uma floresta originalmente. Isso justifica um pouco da falta de clareza no emprego dos dois termos e o uso genérico do termo reflorestamento em quase todas as situações.

Preparado a partir de:

FARLEY, K.; JOBBÁGY, E.G.; JACKSON, R.B. Effects of afforestation on water yield: a global synhtesis with implications for policy. Global Change Biology, v.11, p.1565-1576, 2005.