PARA ONDE SEGUIMOS?

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Acredito que a democracia é o caminho para se viver num país livre e com coragem de enfrentar a luta da existência; mas é preciso atenção e não retroceder; aliás, às vezes penso retrocedemos, pois paira no ar o ‘espírito da acomodação’ e do ‘deixa pra lá’, ‘no Brasil é assim mesmo’ e isso se impregnou na política de nosso país.

O que aconteceu na última quinta-feira (28/06), não pode ficar no anonimato, demonstra a falta de vergonha que toma conta do cenário político nacional, uma vez que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltou atrás sobre a decisão de barrar as urnas aos políticos com prestações de contas públicas rejeitadas. Foram 4 votos favoráveis e 3 contrários. O voto que aprovou essa pouca vergonha é de um ministro que tem seu passado ligado com partidos que não demonstram seriedade; pode ter sido voto legal, mas foi um voto imoral, pois quando o político que tem suas contas rejeitadas vai seguir o caminho daquilo que não é legal.

Realmente, caro leitor, parece que ser político no Brasil se tornou profissão de carreira, onde o corrupto ganha avança. Penso que deveríamos começar a rever a questão da obrigatoriedade do voto e sair da monotonia para mudar o cenário político brasileiro; não dá para conviver com a falta de respeito aos nossos direitos de cidadãos.

         Até quando os órgãos supremos da justiça vão votar e acertar, errar, voltar atrás e achar que está bom? Até quando o executivo vai impor a verdade por meio de comissão, quando nos bastidores da política tudo é fantasia? Até quando as leis vão ser interpretadas ao invés de ser cumpridas? Até quando a política vai servir de cabide de emprego para apadrinhados políticos?

Até quando haverá abuso dos governos na política fiscal, enquanto nós temos que pagar tantos impostos? Até quando veremos tantas falcatruas na política, como por exemplo, inimigos políticos históricos que se tornam num passe de mágica, parceiros em troca de favores e cargos?

Não é possível conviver com a omissão e com a falta de respeito dos políticos com a massa inteligente do povo brasileiro. Basta de assistencialismo e de jogos de interesses partidários no lugar de estratégicas técnicas, sérias e transparentes na gestão pública! Basta de envolvimento do poder com as mais sujas camadas das ‘máfias’ que comandam os negócios públicos no Brasil e, basta de aberturas de CPI que não dão em nada! Basta de salários absurdos aos políticos, quando não há política séria de pisos salariais para quem cuida da educação, saúde e segurança! Basta de corrupção e cegueira no poder!

É preciso acreditar na cidadania e lutar em favor da dignidade do ser humano, com fé em Deus e na vontade de demonstrar que o errado deve ser denunciado. Meu povo: vamos descruzar os braços e perceber que a força está em nossas mãos, vamos pra luta e que isso comece nesse pleito eleitoral de dois mil e doze. Acorda Brasil!