OS SANTOS DO MÊS DE NOVEMBRO!

Professor Ciro José Toaldo

            O tempo passa e vamos chegando ao final do ano; para o cristão, novembro é mês de encerrar o Ano Litúrgico, que celebrou os mistérios de Cristo e a memória dos Santos. No último domingo de novembro (28/11), inicia-se o tempo do Advento quando os cristãos devem preparar seus corações para a vinda do Messias.

            No primeiro dia desse mês é celebrada a Igreja Triunfante, constituída por homens e mulheres que entregaram suas vidas para Deus e se tornaram santos é o dia de todos os santos; a maioria deles esquecidos pelos homens e pela história, mas eles, ao longo do tempo souberam passar desta vida para a eternidade em estado de graça e pelos méritos da Paixão de Cristo foram admitidos no Paraíso. Oxalá todos os cristãos tivessem a coragem de viver um pouco dos ensinamentos dessas santas criaturas.

            E dentre os santos do mês de novembro podemos lembrar: São Zacarias e Santa Isabel os pais de São João Batista, precursor do Messias (festa 05/11); São Teodoro, Mártir decapitado no século XIII, por confessar sua féem Jesus Cristo(festa 09/11); Santo Estanislau Kostka (festa 13/11); Santo Alberto Magno, bispo e Doutor da Igreja (festa 15/11). Também deve ser lembrado que em 27/11/1830, ocorreu a aparição de Nossa Senhora das Graças para Santa Catarina Labouré, irmã de caridade, quando se encontrava em oração na capela do convento.

Após celebrar todos os santos, o cristão é convidado a recordar aqueles que já partiram para o Paraíso, mas que precisam de nossas orações, por isso o segundo dia do mês de novembro é o dia de finados (vamos ler as palavras de nosso pároco a esse respeito).

Novembro é um mês importante para os cristãos, sobretudo para os naviraienses, pois em onze de novembro celebra-se quarenta e sete anos de emancipação política de Naviraí, precisamos pedir para Nossa Senhora de Fátima que continue abençoando e protegendo nosso município e todos os munícipes e, que as autoridades sempre tenham o discernimento de sempre governar para a efetivação do bem comum.

Esse é um mês que deve nos levar a refletir sobre o Brasil, não apenas devido ao resultado das eleições que tivemos no mês passado, mas devido às conseqüências do feriado de quinze de novembro, dia da Proclamação da República. Portanto, vivemos num país onde o público, aquilo que é de todos, deve estar sempre em primeiro lugar. Esse é o significado de República. O cristão que tem fé nos ensinamentos de Jesus precisa rezar e lutar para que no Brasil todos tenham vez e voz. Também lembramos de vinte de novembro, dia Nacional da Consciência Negra, dia que nos leva refletir que na História do Brasil o negro foi e continua sendo descriminado e o cristão, como Cristo ensinou, não pode descriminar ninguém.

Talvez tivéssemos que aprender um pouco com os negros quanto foi difícil viver nos quilombos (eram comunidades negras isoladas), pois lá os negros se refugiavam para escapar da pressão dos brancos. Percebamos o quanto era importante viver em comunidade, hoje nossa Igreja pede que resgatemos a vida religiosa em pequenas comunidades (vamos ler a matéria que temos no jornal a respeito das pequenas comunidades). Ou seja, a essência da fé cristã consiste em não ser mero seguidor de Jesus Cristo é preciso vivenciar em cada dia os ensinamentos do Mestre, assim como nos ensinaram os santos e tantos irmãos, pais, mães, avós, avôs e tantos amigos (as) que já não estão em nosso meio, mas também nos deixaram seus grandes exemplos de vida.

Que Deus nos ajude a vivenciar nossa fé! Assim seja.