Vivenciando a nossa pedagogia processual de forma sistemática dando ênfase na consolidação da importância dos jogos e nas brincadeiras e do ponto de reflexão e didática para a construção e a desenvoltura da criança nos primeiros anos de vida na educação escolar. Ao longo de toda a história da educação infantil ficam evidenciados os diferentes discursos baseados nas mais diversas teorias sobre concepções da infância e como a mesma deve ser atendida em instituições coletivas. Não queremos fazer uma análise destas diferentes tendências apenas apontar, com o conjunto deste trabalho, a perspectiva por onde buscarmos caminhar. Para nós acadêmicos a educação infantil deve oportunizar a criança uma passagem adequada no primeiro círculo mas estreito, a família, para o círculo mas amplo, a escola.Para tanto a proposta pedagógica da educação infantil deve organizar o currículo sem cair no exagero de atividades acadêmicas ou de disciplinamente estes educadores deve estar sempre acolhendo, estabelecendo limites com energia e sensibilidade, desafiando a curiosidade e a criatividade da criança, alegrando-se com as conquistas individuais e coletivas das mesmas e promovendo a autonomia , responsabilidade e solidariedades entre elas.

Considerando, ainda, fundamental neste nível de ensino, entender o comportamento da criança e investigar os caminhos do desenvolvimento da psicologia da criança .FICHTNER ao analisar os problemas sociais conforme Vygotsky diz que os mesmos estão sempre relacionados a uma prática social e tem sua solução condicionadas a um tratamento interdisciplinar, aliás  esta é uma das questão que merecerá nossa atenção no transcorrer no presente documento.Já LDB ( LEI DE DIRETRIZES E BASES) define a educação infantil como primeira etapa da educação básica garantindo os direito da criança de0 a6 anos a educação de acordo com a Constituição Federal/ 88.Acoordenadoria da educação infantil MEC em documento sobre referencial curricular analisa os princípios e concepções sobre educação infantil, valoriza o meio ambiente e o brincar e refere-se também importância de considerar o desenvolvimento infantil.A Constituição Federal /88 a LDB /96 COEDI/MEC evidenciam profundos modificações e ampliações na Política Nacional com relação educação infantil.

   2.COLOCAÇÃO DO PROBLEMA OU DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

 Como poderia ser apontados o nosso objetivo de observar e analisar uma nova visão sistemática da importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil?

 A estrutura que facilita a vivencia de tais princípios, mesmo na educação infantil é, dos ciclos de formação, isto nos leva a organizar, em nível de ensino, em dois ciclos: O primeiro de0 a3 anos e segundo de3 a6.

            A criança na sua personalidade única. (FICHTNER, s/ d-b. p3) é ‘’ Sujeito de sua vida e ao mesmo tempo processo social, cultural e histórico’’. O principio de que todas as funções do desenvolvimento da criança aparecem inicialmente numa relação entre pessoas e depois no interior da criança, isto é, o principio básico de Vygotsky sobre as funções psicológicas superiores, resulta de processos sociais.As funções se constroem  em plano individual mediadas pelos instrumentos e sinais que são culturais e históricos.A mediação é possível porque o ser humano na sua atividade psíquica emprega palavras,números,gestos- signos e na atividade prática emprega instrumentos. Tanto Signos como instrumentos permitem uma atividade medializada. É importante retomarmos aqui, Vygotskiana quando coloca o desenvolvimento humano sendo mediado socialmente pelos signos e pelos outros. Em observação analisamos que o mundo que cerca a criança abre-se cada vez mais para ela. A criança nasce em um ambiente cultural já existente, que tanto pode ser caracterizadas urbanas quanto rural. O que integração no contexto cultural acarreta na transformações profundas do comportamento e é acompanhado e do desenvolvimento de mecanismos específicos importantes de comportamento?

Uma vez integrada, a criança sofre rápida transformações, alterações. Esse é um processo surpreendente rápido, porque o ambiente sociocultural preexistente estimula na criança as formas necessárias de adequação há muito tempo criado nos adultos que rodeiam.                A criança reconhece sua dependência que a cercam e seus sucessos, fracassos, alegrias e tristezas dependem destas relações. O mundo é composto de pessoas inteiramente relacionadas com ela (pai, mãe, etc.) e de outra que, num primeiro momento, estão próximas a ela que depois este universo de relações se amplie. Entendemos educar, neste período da escolaridade, como cuidar das relações afetivas, dos aspectos biológicos do corpo, da alimentação e acesso ao conhecimento. A educação deve ‘’ contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros... e o acesso pela crianças ao conhecimentos mas amplos da realidade social e cultural’’( MEC/SEF,1998,v.1,p.23).Eis porque o cuidado é entendido como uma forma abrangente de segurança,o afeto,as atividades que permitam a exploração e a descoberta.O aspecto cognitivo enfatiza tanto o desenvolvimento das estruturas de pensamento quanto de conhecimento específicos.Segue em anexo as atividades desenvolvidas no período do dia.....e as avaliações

                                    3   JUSTIFICATIVA

 Consideramos de foi suma importância para o desenvolvimento e aprimoramento profissional e pessoal e buscamos consolidação teórica e prática em aplicar as orientações fundamentadas para o aspecto motivacional do ensino,preconizando uma educação de acordo com necessidades interesses infantis,que também reconheciam o valor formativo das brincadeiras e dos jogos.Jogar é uma atividade natural do ser humano.Ao brincar e jogar, a criança fica tão envolvida com o que esta fazendo, que coloca na ação seu sentimentos e emoção.O jogo assim como a atividade artística , é um elo integrador entre os aspecto motor,cognitivos,afetivos e sociais.Por isso,partimos do pressuposto que é brincando e jogando que a criança ordena o mundo a sua volta,assimilando experiências e informações e sobre tudo,incorporando atividades e valores.Portanto,é através do jogo e do brinquedo que ela reproduz e recria o meio circundante.Gostaríamos também ressaltar que o êxito do processo ensino-aprendizagem depende, em grande parte, da interação professor – aluno, sendo que neste relacionamento, atividade do professor é fundamental. Ele deve ser antes de tudo, um facilitador da aprendizagem, criando condições para que a criança explore seus movimentos, manipule materiais, interage com seus companheiros e resolva situações – problemas.

4 OBJETIVO DA PESQUISA

               O objetivo é o  processo de avaliação na educação infantil torna-se uma estratégica para potencializar o desenvolvimento da criança. Não é, “portanto” definição de verdade’’ sobre a criança mas elaboração de hipóteses de seu desenvolvimento.Observar o desenvolvimento da criança,obter informação do seu cotidiano dentro e fora da escola,registrar comportamento relevante frente as situações,ações, emoções, sentimentos, anseios,medo de enfrentar problemas e seus resultados ante as tarefas escolares, são algumas ações possíveis na busca da qualificação processo avaliação na educação infantil e na contribuição, que escola possa dar , para que ocorra um desenvolvimento integral da criança.Nesse processo é fundamental o registro, a anotação cotidiana sobre a participação dos alunos nas atividades, o dialogo da criança com seu mundo escolar e familiar, os elementos mas relevante evidenciados no processo, os avanços e dificuldades, assim como, a superação das mesmas.Estes registros porem ajudar a constatar dificuldades no processo de desenvolvimento da criança e tendo consciência de tais dificuldades a escola pode organizar situações de ensino capazes de possibilitar a continuidade do processo do ensino – aprendizagem.

             Consideramos que este estudo de dimensão dos jogos e brincadeiras na educação infantil teve ampla contribuição e complementação em enriquecimento em trabalhar ao desenvolvimento  ensino – aprendizagem  na educação infantil com jogos e brincadeiras.

                              REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FICHNTNER, Bernard.Ensinar e aprender um diálogo com o futuro: a abordagem de Vygostsky.Siegen,s/d-a,19pp.

VYGOSTSKY,L.S.,LURIA,A.R.e LEONTIEV,A.N.Lingaguem,Desenvolvimento e Aprendizagem.São Paulo,Ícone:USP,1988,228pp.

BRASIL,MEC-SEF,Referencial curricular nacional para a Educação Infantil, Brasília:MEC/SEF,1998,3v.,il.