UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Centro de educação

Por: Maria Severiana de Albuquerque

Curso de Pedagogia 3º Período   

Emai: [email protected]

2015

 Resenha do texto: Os campos do currículo e da Didática

               Autor: Jose A. Pacheco e Maria Rita Oliveira 

       O texto “Os Campos do currículo e da Didática” de Jose A.Pacheco e Maria Rita de Oliveira faz uma abordagem desde dois conceitos, com o objetivo de mostrar a com - relação entre a formação do desenvolvimento dos currículos em junção da Didática como um campo investigativo do ‘saber’ que vem a complementar as disciplinas com relação da dinamização nas salas de aulas.

       Pacheco faz um breve relato sobre o que é sistematicamente o campo da Didática dentro de um planejamento curricular e faz uma aproximação entre esses dois ternos. O que contribuir para discussões de temas que abre um leque de debate de diversos conceitos do papel do currículo dentro de um plano pedagógico-didático. Uma das questões levantadas por Pacheco sobre a Didática e o Currículo e que ambos possuem uma linha de compreensão opostos, pois segundo o autor um dos fatores que determinam essa dissociação dessas concepções entre esses dois campos e a falta da introdução da própria Didática dentro do campo de pesquisas educacionais. Embora que esses conceitos possuírem pontos distintos e inevitáveis tratá-los separadamente, pois eles apresentam pontos e características comuns relacionados à educação, no caso do Brasil, que Pacheco expõe que esta mais associada a ternos curricular do que Didático. A Didática nessa perspectiva segue um lineamento mais em ternos pedagógicos, voltada para a formação do docente e do desenvolvimento da escola, dessa maneira e possível nota que a Didática apresenta um caráter mais centrado para a dinâmica dentro das nossas salas de aulas.

     Para finalizar, percebe-se dentro das idéias de Pacheco e de Oliveira, que o Currículo e a Didática que apesar de serem constituídos por campos distintos, ambos vêem a complementar a necessidades entre a dialética da educação e do processo da aprendizagem. Oliveira e Pacheco também apontam idéias de outros autores que vem a contemplar esse levantamento de discussão para a nossa realidade com o intuito de mostrar a necessidade de uma discussão e debates e estabelecer novas idéias que possibilitam uma relação entre o Currículo e a Didática, que venham a seguir caminhos inter- relacionados com a intenção de proporcionar a importância da Didática dentro do campo investigativo de pesquisas educacionais e também enriquecer o Currículo. O texto nos proporciona uma ação reflexiva com idéias relevante de autores que contribuíram para mostra a fundamentação desses conceitos para o campo educacional.