Ter uma vida saudável é objetivo de quase a totalidade das pessoas do mundo. Alguns acreditam que para ter uma vida saudável é fundamental ser regrado e optar por uma mudança de vida radical, já outros creem que a saúde mental é o grande responsável por uma vida saudável, inclusive fisicamente. Mas afinal, o que é necessário para ter uma vida saudável?

Pensando nesse tipo de questionamento, tão frequente na sociedade, este presente artigo tem como o objetivo elucidar algumas questões sobre a vida saudável, além de apontar quais são os 5 pilares da vida saudável e o por que são estes os pontos chave para atingir a tão sonhada qualidade de vida.

Sempre com o intuito de facilitar a leitura e torná-la compreensível, os 5 pilares serão abordados de forma agregada em 5 tópicos diferentes, sendo eles:

  1. Atividades Físicas
  2. Alimentação
  3. 3.  Práticas mentais
  4. Autoestima
  5. Perspectivas

Antes de iniciar a falar de cada pilar em si é importante salientar que estes pilares são trabalhados de forma sinérgica, ou seja, cada atitude que for tomada em relação a um desses pontos, seja positiva ou negativa, interfere direta e indiretamente os demais pontos.

Por exemplo, uma boa alimentação trará um melhor desempenho na realização de atividades físicas, bem como alimenta seu cérebro de vitaminas necessárias para manter sua concentração e desempenho intelectual e também levanta sua autoestima através de uma aparência cada vez mais agradável aos olhos. Por fim, uma boa alimentação te trará uma perspectiva de longevidade, dado ao bom funcionamento total de seu organismo.

Entendeu como funciona essa sinergia? Então vamos aos 5 pilares da vida saudável, que não estão organizados em ordem de importância, uma vez considerando que todos eles são igualmente necessários e fundamentais para uma vida saudável.

Iniciamos com os 2 primeiros pilares relacionados a situações tangíveis e os 3 últimos com ligação à situações não tangíveis.

1 de 5 Pilares da vida saudável – Atividades Físicas

As atividades físicas são vitais para o bom funcionamento de todo nosso organismo. Todo animal, inclusive o homem, têm a necessidade de colocar o corpo para trabalhar.

Devido ao padrão de vida hegemônico do homem moderno, o sedentarismo tomou conta de 38% da população sendo que destes, metade pode ser considerado em sedentarismo claro.

Quando recomendamos a atividade física não estamos falando para você virar um atleta de alto rendimento, estamos te indicando apenas não render-se ao sofá.

Tire meia hora por dia para caminhar, de preferência ao ar livre. Aqui vamos listar os 10 benefícios das atividades físicas de baixo rendimento praticado regularmente:

  1. Auxilia no desenvolvimento de seus músculos, prevenindo sua atrofia e fortalece toda sua estrutura óssea.
  2. Estabiliza a pressão arterial e previne e combate a hipertensão.
  3. Combate com extrema eficácia o estres, devido a liberação do famoso hormônio da felicidade (endorfina).
  4. Esta endorfina também é responsável pela redução na tensão e dor muscular.
  5. Promoção de bem-estar
  6. Eficácia no controle pessoal.
  7. Estabilização e maior controle cardíaco.
  8. Melhoria na facilidade e qualidade do sono.
  9. Controle da gordura visceral.
  10.  Melhora a coordenação e equilíbrio.

Será que meia hora de atividades físicas por dia valem esses 10 benefícios? E se dissermos que sedentários crônicos acabam vivendo em torno de 30 anos menos?

A dificuldade que grande parte da população sedentária encontra é realmente sair da inércia, começar, dar o primeiro passo. Após o início e a percepção inicial sobre os benefícios da atividade física, o próprio corpo humano começa a sentir a necessidade do movimento.

2 de 5 Pilares da vida saudável – Alimentação

O corpo humano, para seu bom funcionamento, necessita de uma série de vitaminas, minerais, aminoácidos e outras substâncias. A maioria destas só é absorvida pelo corpo através de uma alimentação adequada.

Há quem acredite enganar o próprio corpo, consumindo complementos vitamínicos e acreditando que estes são suficientes para permitir-nos ingerir uma alimentação rica em gorduras e açucares. Errado!

Complementos vitamínicos funcionam apenas para quem possui a deficiência de algumas substânciasem específico. Outrodetalhe importante é em relação aos aminoácidos.

Existem mais de 20 aminoácidos ESSENCIAIS para nosso corpo que só são adquiridos através da ingestão de alimentos. Estes aminoácidos controlam todo o funcionamento, desenvolvimento e regeneração de nosso organismo.

Para obter uma vida saudável, uma alimentação adequada não consiste em apenas cortar as gorduras e os açucares, pois eles também (em pequena quantidade) são necessários. O ideal é o equilíbrio e a diversidade.

Muitas vitaminas estão ligadas as cores dos alimentos, por isso existem tantas bibliografias que apontam que uma alimentação saudável consiste em uma diversidade de cores contidas no prato de alimento que consumimos.

Lembre-se que existem alimentos que possuem propriedade antioxidante, como a rúcula e o açaí, que prolongam nossa vida com o combate aos radicais livres, além de alimentos termogênicos, como a pimenta, que aumenta o consumo natural de calorias promovida por nosso organismo.

3 de 5 Pilares da vida saudável – Práticas Mentais

As práticas mentais consistem nas formas com que você ativa e exercita seu cérebro. Da mesma forma como todos os outros músculos de seu corpo, o cérebro também precisa ser exercitado.

Um exemplo recente e que ganhou difusão e repercussão mundial, foi o da inserção de jogos eletrônicos na rotina de idosos nos Estados Unidos e no Japão.

Estas práticas mentais ganharam notoriedade nacional no 18º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, através do pesquisador Virgílio Garcia, que tem como foco exatamente esta atividade além do entretenimento, segundo ele:

“As pessoas na maturidade podem aprender e estimular a mente e os músculos brincando”

Entende como a sinergia age fortemente neste ponto também? Afinal a destinação dos jogos eletrônicos é para práticas mentais, mas acaba servindo também para exercitar o corpo, como explicita neste comentário:

“Ele exercita diferentes partes do corpo como dedos, mãos, braços, pernas e cabeça, além de trazer resultados positivos em relação à coordenação motora do jogador”.

Vamos aqui listar alguns benefícios de realizar regularmente práticas mentais, como ler, jogar xadrez, fazer palavras cruzadas, escrever, entre outros:

ü    Melhora a memória de curto prazo.

ü    Diminui a potencialidade de doenças degenerativas do cérebro, como o Alzheimer, por exemplo.

ü    Melhora nossa linguagem oral.

ü    Melhora nosso controle e autodiagnostico corporal.

4 de 5 Pilares da vida saudável – Autoestima

O ditado de que uma mente saudável promove um corpo saudável, nunca esteve tão em sintonia com o momento atual que vive a humanidade. Estamos passando por momentos de instabilidade econômica mundial e o padrão de vida hegemônico nunca esteve interferindo tanto em nossa qualidade de vida.

A autoestima é promotora da vida saudável, melhorando a nossa percepção sobre nós mesmos, bem como nos dá confiança para desenvolver atividades com uma qualidade superior.

Dois terços (2/3 ou 66,66%) de todas as doenças que acometem o homem moderno estão relacionados a autoconfiança e autoestima.

Não ache que isso é subjetivo e desnecessário, muito pelo contrário...

... Abraham Maslow, na década de 50, já designou a autoestima como uma necessidade do ser humano. O homem possui profundos desejos de aceitação, tanto de si quanto a aprovação provinda dos outros.

Agora a autoestima (e não apenas a estima) tem peso muito mais relevante nesse processo, uma vez em que a aceitação dos outros não garante a aceitação própria, assim não surtindo efeito.

5 de 5 Pilares da vida saudável - Perspectivas

Ter perspectiva de um futuro e conquistar realizações também é a parte relativa à mente que compõe a lista de necessidades humanas para uma vida saudável.

Traçar metas, objetivos e depois alcança-las é um mecanismo de satisfação abrangente, que possui força sinergia mais atenuada em relação aos pontos anteriores.

Mesmo que ainda não realizadas, ter uma perspectiva, um norte, acaba direcionando sua vida e criando bases sólidas em curto, em médio e em longo prazo.

Estas perspectivas são individuais, intransferíveis e podem ser tanto de cunho pessoal, quanto familiar, profissional ou ainda acadêmico.

Considerações finais

Assim como Maslow, Vilfredo Pareto a mais de 100 anos atrás desenvolveu uma famosa “lei” da humanidade, hoje utilizado amplamente no ramo dos Estudos Sociais, que é a lei do 80/20.

A lei do 80/20 consiste em demonstrar que vinte por cento (20%) de tudo o que desenvolvemos em nosso dia-a-dia, ou ao longo de nossa vida, geram oitenta por cento (80%) dos resultados e...

... Inversamente proporcional a esta ideia, oitenta por cento (80%) de nossas atitudes, comportamentos, conhecimentos e habilidades geram os outros vinte por cento (20%) de suas conquistas.

E o que isso tem a ver com o que estamos falando? Oras, tudo! Se você for capaz de melhorar 2 desses 5 pilares para vida saudável, os resultados para sua qualidade de vida será impactante.

Com o tempo será capaz de desenvolver os outros 3, ou eles acabarão acontecendo por sinergia.

Por fim...

... O que achou do artigo? Conseguiu claramente entender quais são os 5 pilares de uma vida saudável e como eles fazem a diferença em sua vida? Gostaria de expor reflexões sobre o assunto? Comente abaixo que ficaremos lisonjeados com a sua opinião acerca deste tema.

Se você curtiu este artigo, acompanhe mais de nossas dicas em www.bikeloko.com.br/dicas.