ONDE ESTAMOS? FALTA MUITO? REFLEXÃO SOBRE O PERCURSO DA ESCOLA

Cristiano de Assis Silva ¹

Noslaine da Conceição Sant’Anna Celestino² 

RESUMO

Ao longo dos anos, especialistas buscam soluções para melhorar o desempenho cognitivo em crianças e adolescentes. Não é raro observar professores desmotivados com o baixo índice de aprendizagem de seus alunos. Percebemos então que o transporte escolar tem papel fundamental e importância no rendimento escolar e processo cognitivo dos alunos. O objetivo deste é contribuir cientificamente para o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação ao transporte escolar, período de tempo em que o alunado realiza o trajeto para instituição de ensino e quando sai da escola de retorno para sua residência, relacionando as causas de desistências, stress, desestimulo entre outros ocasionando direta e indiretamente dificuldade na capacidade de aprendizagem. Esta pesquisa se realizou na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio localizada na zona rural de Guarapari/ES e se deu por meio de estudo de campo. E conseguiu-se verificar a importância direta e indireta de situações inerentes aos discentes de se locomoverem e realizar o translado para a instituição de ensino e ou para sua residência enfatizando como o período prolongado de trajetória gera desgaste, cansaço e stress atrapalhando o desenvolvimento escolar e o processo ensino aprendizagem devendo ressaltar a importância de atuação de mecanismo que melhorem o trajeto, veículos, conforto ou mesmo construção de instituições de ensino próximo a vilarejos com população de moradores significativa, contatou-se que quantidades significativas de alunos sentem a necessidade de se ter o stress diminuído gerado pela distância devido suas necessidades fisiológicas inerente ao desgaste do translado instituição escolar até sua residência e vice versa, chamando atenção para riscos e vulnerabilidade a desenvolver patologias de veiculação neurológica e psicológica.

 

Palavras-chave: processo ensino aprendizagem.transporte escolar.locomoção.

ABSTRACT

Over the years, experts have sought solutions to improve cognitive performance in children and adolescents. It is not uncommon to see unmotivated teachers with their students' low rate of learning. We then perceive that school transport has a fundamental role and importance in the students' school performance and cognitive process. The objective of this study is to contribute scientifically to the development of a critical awareness regarding school transportation, period of time in which the student travels to the institution of education and when leaving the school of return to his residence relating the causes of dropouts, stress , Discouragement among others causing directly and indirectly difficulty in learning ability. This research was carried out in the State School of Primary and Secondary Education located in the rural area of Guarapari / ES and was given through a field study. And it was possible to verify the direct and indirect importance of situations inherent to the students to move around and carry out the transfer to the educational institution and / or their residence emphasizing how the prolonged period of trajectory causes wear, fatigue and stress disrupting school development and The learning teaching process should emphasize the importance of the performance of mechanisms that improve the route, vehicles, comfort or even construction of educational institutions near villages with significant population of inhabitants, it was contacted that significant quantities of students feel the need to have The diminished stress generated by the distance due to its physiological needs inherent to the wear and tear of the school institution to its residence and vice versa, drawing attention to risks and vulnerability to developing pathologies of neurological and psychological delivery.

 

Keywords: Teaching learning process.School bus.locomotion.

INTRODUÇÃO         

 Ao longo dos anos, especialistas buscam soluções para melhorar o desempenho cognitivo em crianças e adolescentes. Não é raro observar professores desmotivados com o baixo índice de aprendizagem de seus alunos.

Entendemos a relação entre educação e a promoção de saúde, qualidade e longevidade de vida como práticas indissociáveis, visto que a educação é processo de empoderamento da população, com finalidade de conscientizar e capacitar para tomada de decisões críticas baseadas em experiências e realidades próprias. Pereira (2000) se posiciona na base de uma pedagogia para a libertação, assim, a escola continuar sendo um ambiente favorável para se desenvolver estratégias; pois, além de atender aos escolares, pode envolver todos ligados à parte da desenvoltura estudantil.

O objetivo deste é contribuir cientificamente e desenvolver um olhar crítico para realizar um transporte de qualidade que atenda os discentes das instituições de ensino e chamar atenção para as autoridades públicas responsáveis pelo transporte escolar, visando aliar-se ao desenvolvimento do discente e ao processo ensino aprendizagem daqueles que estudam nas instituições de ensino.

A metodologia científica utilizada será questionário fechado contendo 03 questões para parâmetros na E.E.E.F.M. de zona Rural de Guarapari, E.S. A população de amostra foram 110 alunos de 6º, 7º e 8º ano do turno matutino do ensino fundamental II, de ambos os sexos, sendo 51 do sexo masculino e 59 do sexo feminino e com faixa etária de idade entre 12 e 17 anos, alfabetizados de vários padrões socioeconômicos, variadas etnias, varias culturas e diversidades variadas que estão devidamente matriculados no ano de 2016 na instituição de ensino estadual citada, estes residenciados em vários bairros diversos situados no município de Guarapari, com várias classes socioeconômicas. Além do questionário aplicado utilizará método de observação diante do translado de sua residência até a chegada a instituição de ensino. Alguns questionamentos são observados como: A que horas acordam? A que horas pegam o transporte escolar? A que horas chegam a suas residências após o dia de aula? Este questionamento foi aplicado a estudantes do turno matutino de escola pública, sendo uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, sediada em zona rural do município de Guarapari/ES e conseguiu-se verificar a importância direta e indireta de situações inerentes aos transportes dos discentes, enfatizando como o período prolongado de transporte atrapalha o desenvolvimento escolar e o processo ensino aprendizagem. Ressaltando a importância do stress, cansaço, do organismo causam desestimulo, desinteresse e desistência afetando diretamente o cotidiano da aprendizagem, confirmando o que autores afirmam: com stress, desgaste e cansaço não é possível organizar o pensamento de modo efetuar as tarefas escolares.

A ESCOLA E O TRANSPORTE ESCOLAR

 A escola desempenha importante papel na formação todas as situações inerentes ao processo ensino aprendizagem, visto que é nesse ambiente que substancial proporção de crianças e adolescentes permanece por expressivo período de tempo diário. Contudo, os programas devem ir além das atividades em sala de aula. É fundamental que a escola propicie condições de concretização dos conceitos relativos ao tema, apresentados aos alunos. Nesse contexto, pode-se perceber a importância que os serviços de transporte disponíveis no ambiente escolar deveriam assumir principalmente no que se refere ao fornecimento/serviço de transporte adequados do ponto de vista humano, sanitário e, além desses aspectos, buscando o atendimento a realidade e demanda dos alunos. 

Na escola, para que o trabalho desenvolva corretamente seja, de fato, educativo é necessário que se estabeleça uma relação de diálogo entre o saber popular e o saber técnico, rompendo com o tradicional modelo tecnicista de intervenção, aquele que tem por objetivo a mudança de comportamento da clientela atendida por meio da transmissão de normas. É necessário que esse diálogo ajude a "deslindar os processos de determinação da problemática a ser enfrentada, chegando, se possível, às causas básicas do processo", como afirma Valente (1989) ao discutir os processos educativos e ainda possibilite o desenvolvimento das aptidões pessoais, contribuindo para a conquista de melhores condições de vida e trabalho.

[...]