OITO COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER PARA MELHORAR O SEU CASAMENTO

 

1. Aprenda perdoar. O perdão é algo divino. Se você não tem capacidade para perdoar, dificilmente  sentirá o sabor da vitória,da reconquista,do amor verdadeiro.Impossível amar e ser amado totalmente sem experimentar o perdão...

2. Seja mais humilde. Ser humilde não é ser omisso, conivente com o erro, inferior e nem pobre. Humildade é virtude dos superiores e  escudo dos vencedores.Somente através de um coração humilde  o diálogo encontra espaço,o perdão é exercitado e o amor é vivido em sua toda sua plenitude.

3. Não seja intolerante. A intolerância é a marca registrada dos auto-suficientes. Isto os torna antipáticos, egoístas e individualistas. Ninguém, por mais paciente que seja, se sentirá feliz ao lado de uma pessoa intolerante. A pessoa intolerante se considera superior, irrepreensível e perfeita. Sua arrogância é tanta  que não se dá conta que sua companhia é desnecessária.

4. Aprenda “andar” com o seu cônjuge. Em Amós, capítulo 3 versículo 3 diz: “andarão dois juntos,se não estiverem de acordo?.A vida conjugal é uma constante caminhada;a partir do momento  do “sim” diante do altar, dá-se início a esta caminhada.Alguns andam depressa,outros nem tanto.Uns precisam parar para descansar nas subidas,outros sobem correndo.Em qualquer situação,o importante é caminhar “juntos”.O bom,é que quando um cai,o outro  o ajuda a levantar-se.Não basta somente andar junto,é preciso estarem de acordo,serem parceiros.Ambos devem fixar os olhos na mesma direção,quererem a mesma coisa,falarem a mesma língua ,  e exercitarem a mesma fé.

5. Que tal serem mais carinhosos? Nenhum casamento alcançará sucesso desprezando-se a prática do carinho entre os cônjuges. Do simples ato de andar de mãos dadas, os abraços aconchegantes e as carícias necessárias no relacionamento do casal. O hábito da troca de carinhos, é fator fundamental para manutenção da saúde conjugal, e se constitui em termômetro para medir a temperatura deste relacionamento. Sejam carinhosos no olhar, no falar e no contato físico.

6. Seja mais presente. A vida conjugal não aceita ser dividida. Tanto homem como mulher precisam da presença um do outro. Casamento é isto; viverem sob o mesmo teto, dormirem juntos, passearem juntos, sorrirem juntos, chorarem juntos, projetarem juntos, educarem juntos, enfim, “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão  ambos uma carne”.

7. Respeito mútuo. O respeito entre ambos preserva a individualidade, expressa maturidade e impulsiona o casal a andar com segurança e confiança.Não havendo respeito o diálogo se torna banal, a desconfiança se estabelece e perde-se a perspectiva do futuro.Queres respeito? Respeite!

8. Confie. O ciúme exagerado é uma das armas mais destruidoras de qualquer relacionamento. As contendas entre o casal com as intermináveis discussões, os momentos estragados, as viagens interrompidas, as noites mal dormidas e a insegurança são algumas das “coisas” desastrosas que poderiam ser evitadas com a prática da confiança. Confie! Descanse! Lance fora todo ciúme. Peça ajuda a Deus! Domine seus sentimentos, refreie sua língua e seus ímpetos. A desconfiança separa. Causa frustração e tristeza. Não espere perfeição da parte de  ninguém...só Deus é perfeito.

PR.Valdemir Campos Rocha

Dez/2011