Por [email protected] em 03/07/20016

          Vejo e ouço muito falar em trabalho multidisciplinar em diversas áreas. Pesquisando no dicionário Aurélio[1], multidisciplinar é conceituada como: Que abrange múltiplas disciplinas. Ou seja, algo, que contenha, ou acolhe conhecimentos diversos. Já quando olhamos para o conceito de disciplinaridade, encontramos os seguintes conceitos:

1º - Conjuntos de múltiplas disciplinas;

2º - O estudo pela adição de disciplinas ou campos disciplinares independentes para aprofundar um conhecimento, um saber.

          Partindo destes conceitos, eu pergunto: Será que só o fato de ter vários conhecimentos adicionando ou acolhendo e aprofundando num saber, já é suficiente a sua denominação multidisciplinar?

           O trabalho multidisciplinar só acontece em completa harmonia e na sua maior amplitude de acolhimento, se os especialistas de cada área souberem que, para se entender o sentido maior da palavra multidisciplinar devem ficar atento a uma ação importante. Esta ação dever ter, obrigatoriamente, reuniões constantes de todos especialistas, independente da área de atuação: humanas, exatas ou saúde, para avaliações conjuntas dos estudos ou das intervenções neste saber, ou caso. Se este entendimento for bem aceito, aí sim, pode-se fazer a auto avaliação multidisciplinar perante todos, caso contrário fica cada um no seu quadrado, cada um emitindo seu diagnóstico e experimentando por erro e acertos, nas suas novas abordagens até chegar a alguma conclusão razoável, e que podem conter lacunas ou furos no saber estudado ou experimentado. Para reforçar esta situação, não há ninguém fazendo a correlação e as possíveis correções das contribuições múltiplas de cada linha de pesquisa, até porque é difícil ser feito por uma única pessoa, já que poucos ou até quase ninguém tenha esse conhecimento tão múltiplo e tão aprofundado em diversas áreas, e assim ficam sem elos de sincronismo entre as elas, e consequentemente o saber fica frágil.

          Multidisciplinar é muito mais amplo do que se pensa, trabalho multidisciplinar não é só trabalhar isoladamente vários profissionais de diversas áreas num mesmo caso ou no mesmo assunto, precisa haver em algum momento que todos se reúnam para todos poderem expor e escutar as diversas contribuições e intervenções das outras áreas, e em grupo, ir ampliando e, ou modificando, e o que se deve realmente continuar a ser feito ou precisa ser remodelado, para que a melhoria do caso ou do saber, seja atingida com mais precisão e em menos tempo. Se não for assim, são apenas várias atuações isoladas que não se comunicam, e consequentemente a melhoria do resultado poderá levar muito mais tempo para se conseguir o foco desejado.

          Fazendo uma analogia, desta habitual situação em outro momento... É bem comum nas universidades brasileiras, com suas raríssimas exceções, universitários(as), especialistas, mestres e doutores(as) se formarem e não conseguirem, com segurança, conceituar sua área de atuação com precisão. Porque tem muitos assuntos importantes que ele(a) estudaram e conheceram em diversas "cadeiras" durante o curso, mas na maioria das vezes não foram feitas pontes de inter-relação entre elas, por causa deste fato, fica difícil o formando fazer esse link entre elas. Não deixemos acontecer isso nos trabalhos multidisciplinares, precisamos ter consciência e maturidade, para que cada um colaborador saiba que não há área maior ou melhor do que a outra, quando se trabalha multidisciplinarmente. Todos são importantes, todos contribuem, todos acertam, todos erram e assim vamos chegando ao denominador comum... Só assim teremos decisões mais acertadas, e ajustes mais refinados, logo o saber estará mais sólido.

[1]

FERRREIRA, A. B. D. H. Mini Aurélio - o dicionário da língua portuguesa. 8a. ed. Curitiba-PR: Positivo, 2010. 856 p.