O que é crise existencial? Alguém pode me dizer?

“Quem nunca viveu uma crise existencial, talvez ainda não tenha vivido de fato”.

Interior tumultuado, a mente barulhenta, o coração apertado e a alma confusa, conflitos, saudades, arrependimentos. As crises existenciais não têm hora, lugar ou uma razão específica para acontecer. Uma insatisfação aqui, outra insatisfação ali, O emprego não está bom, a vida amorosa anda vazia ou complicada, solidão, aparência fora do padrão, idade avançando, baixa autoestima, sem ânimo, sem alegria, pensativo... Questionando... Questionando...

Pensar e refletir sobre o verdadeiro significado da vida e do viver, da morte e do morrer entre tantas outras charadas, é uma prática que toca muita gente. Os questionamentos são naturais, fazem parte da nossa natureza humana, e a razão de nos perguntarmos é porque existe algo ali fazendo cócegas, causando certo incômodo... E a única forma de fazer com que ela deixe de dominar nossos pensamentos é descobrir e compreender o que está por trás dela.

“O reconhecimento da própria identidade é um processo árduo e em permanente construção, abastecido de crises existenciais, mas evitá-las pode colocar em xeque uma mente saudável”.

Renato Dias.

Segundo John Kennedy, quando escrito em chinês à palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro oportunidade.  A vida de todos nós é formada por vários períodos de mudança e transformação. Não temos como fugir das crises existenciais, mas podemos aprender a lidar com elas e a entender o que elas estão querendo nos dizer. Por trás de cada crise existencial existe sempre um pedido de socorro a nós mesmos. Sem elas tenderíamos a permanecer na zona de conforto onde tudo está ruim, mas é tudo que se tem e tudo o que se conhece. A mudança sempre requer uma boa dose de coragem, esforço e significa assumir novos riscos e responsabilidades com uma boa possibilidade de não dar certo. No entanto só uma coisa é certa, fique como está e pague o preço de não viver e apenas sobreviver ou saia da crise renascido. Se pararmos para observar a natureza veremos que ela não dá saltos, mas se renova constantemente.

“Todas as crises de existência representam um claro reflexo de que começamos a observar a nós mesmos”.

Marcos Rezende

            Por ser acompanhada de sinais e sintomas psicológicos e somáticos como ansiedade, desânimo e cansaço mental, dificuldade de concentração e esquecimento, tendência ao isolamento tanto social quanto familiar, apatia, desambição, falta de motivação, sentimento de receio, incerteza, desespero e vazio, pessimismo, ideias de culpa, baixa autoestima, dores de cabeça, problemas gastrintestinais, dores pelo corpo e pressão no peito, alteração do apetite e do sono com redução da libido. Elas podem evoluir para um transtorno depressivo ou outros transtornos do humor. Quando devidamente elaboradas elas proporcionam o autoconhecimento para mudanças significativamente boas e libertadoras de realizações, crescimento pessoal e amadurecimento para uma vida mais plena, saudável e feliz.

            "Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida, porque a única solução para essa "crise" já pode ter ido embora”.

Jonas Bilú