·Pastor George Emanuel

Texto bíblico: 1 Pe 5:1-4 AOS presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

A palavra [Presbítero] é uma transliteração do gregopresbu,teroj que significa [mais velho em relação ao mais novo, ancião, indicando também um ofício eclesiástico]. O caráter e as qualidades dos presbíteros, chamados anciãos, concordam com o que o apóstolo prescreveu como mandato a Tito cap.1. Já que os bispos e presbíteros são inspetores do rebanho devem ser exemplos para os fieis através do modelo de irrepreensibilidade.

As recomendações para a liderança pastoral da Igreja:

·Em primeiro lugar, Pedro escreve aos maduros na fé. Ele acredita
ser um homem maduro como eles. [v.1]

·Em segundo lugar, Pedro mostra suas credenciais como um testemunho de Cristo. [1b]

·Em terceiro lugar, Pedro ordena que as ações relacionadas ao presbiterado sejam de acordo com a vontade de Deus para o beneficio da
igreja. [vs.2-3]. (Jesus é o exemplo maior no NT (cf. João 10:11, 14, 17, 18, 21:26).

·Pedro identifica aos presbíteros o tipo de cuidados:

1.Pastorear com carinho, não por domínio como um déspota. katakurieu,w(katakurieuo):A palavra grega sugere uma atitude ditatorial. Um cargo na igreja não justifica medidas ditatoriais. A nomeação para qualquer cargo de liderança deve considerar-se como uma oportunidade para servir, não como um convite para exercer autoridade. Pedro admoesta aos anciãos a que não cedam ante essa tentação, senão que sejam exemplares em toda sua conduta, (cf. Tito 1:7).

2.Pastorear com vida, não com meras palavras. Porquehoje pregam-se palavras e pensamentos; antigamente pregavam-se palavras e obras.Palavras sem obras são tiro sem bala: atroam mas não ferem. Antônio Vieira [SERMÕES; pág 19; Tomo I].

3.Pastorear com motivação certa, não por interesses pessoais."Com ânsias de obter ganhos"; "mesquinho afã de ganho" (BJ) como sua meta.Rev. Hermisten, disse:O lucro em si não é pecaminoso; contudo, ele pode se tornar vergonhoso se a sua obtenção passar a ser o nosso objetivo primário, em detrimento da glória de Deus. Pedro contrapõe este sentimento à boa vontade que denota um zelo e entusiasmo devotado.

4.A recompensa para o bom servidor será eterna (v. 4).A Bíblia não exclui o pensamento de recompensa pelo serviço cristão, mas si faz referência a ele como um incentivo à fidelidade (cf. Mat. 5: 12; 2 Cor. 4: 17; 2 Tim. 4: 8). O Senhor Jesus Cristo, pessoalmente, coroará e galardoará seus ministros fiéis. Estes participarão da glória, recompensa pela vitória, bem como os atletas eram coroados de loureiro por suas vitórias (cf. Rom. 8: 18). Coroa e Incorruptibilidade, ambas as palavras destacam a natureza eterna da recompensa.

Para concluirmos, resumiremos o pensamento do reverendo Dick Marcear. Ele disse: O presbítero deve ter seis qualificações:

1.Qualidades perante a Comunidade. Ele deve ser irrepreensível. (1 Timóteo 3:2). Ele é tão bem visto que se alguém atacasse o seu caráter, ninguém acreditaria. Ele também precisa ter um bom testemunho dos de fora. (1 Timóteo 3:2). O homem que serve como presbítero precisa ser alguém que tem o respeito dos de fora da igreja bem como dos membros.

2.Qualidades relativas ao Caráter. Ele é temperante, sóbrio, modesto. (1 Timóteo 3:2). Não é dado ao vinho. (1 Timóteo 3:3).

3.Qualidades relativas à Mente. Ele deve ter domínio de si. (Tito 1:8). Ele deve estar apto para ensinar. (1 Timóteo 3:2). Antes de ensinar, é preciso receber o ensino... Através do seu conhecimento e destreza ele precisa ser capaz de exortar pelo reto ensino. (Tito 1:9).

4.Qualidades relativas à Personalidade. Um homem pode conhecer todos os fatos da fé cristã, mas se não puder mostrar Cristo em sua vida, ele não é o líder que Deus quer. Ele precisa ser cordato, inimigo de contendas. (1 Timóteo 3:3), .não arrogante, não irascível... Nem violento. (Tito 1:7).

5.Qualidades relativas à Família. A pergunta de Paulo foi: Se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus? (1 Timóteo 3:5).

6.Qualidades relativas à Experiência. Ele não deve ser neófito. (1 Timóteo 3:6). A NVI diz: recém-convertido. Uma semente precisa criar raízes, crescer até virar uma planta, para depois dar frutos. Leva tempo para se desenvolver um presbítero.

Que Deus nos abençoe.