RESENHA

O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Por Jardel Seixas Ribeiro

          Dizer o ensino superior do Brasil, sem dúvida é uma tarefa nada comum e muito menos fácil, uma vez que se deve levar em consideração a grande diversidade que envolve sua estrutura, para poder conseguir entender sua organização que enseja um contexto de grande complexidade, pois acumula conceitos socioeconômicos e culturais.

          Diante desses aspectos devemos nos ater aos problemas que separam o País de um desenvolvimento educacional de melhor nível, buscando da forma que for possível, contribuir com esse desenvolvimento. Para isso se faz necessário uma busca profunda aos princípios que regulam a cultura social, que de acordo com RIBEIRO, 2010, sofreu grandes modificações. Essas modificações, de fato, contribuíram para o desenvolvimento educacional em níveis distintos, o que se faz necessário mencionar em tal abordagem.

          Essa breve abordagem trará, de forma clara, as dificuldades e o descaso que o ensino de forma geral vem sofrendo, e a grande luta travada por docentes e cientistas que buscam com veemência a melhor maneira de imposição da nova sistematização do sistema de ensino, buscando o rumo certo que esse sistema terá que seguir.

          No que se refere ao ensino superior no Brasil essa situação permanece, e aqui peço permição para tal opinião, andando a passos curtos, pois apresenta quase sempre contradições impostas por legislações e normas, como todos os outros setores, equivocadas que impedem um rápido desenvolvimento. Aqui no País a educação é parte integrante da sociedade, porém faltam modelos de visões que atentem aos seus interesses, como se vê em artigos científicos que alegam que a educação superior se trata de instituição social voltada só e exclusivamente a formar uma elite intelectual e científica da sociedade a que serve. Porém, surgem grandes barreiras que a impedem disso.

"A barreira da educação é possivelmente o maior obstáculo que separa o Brasil de hoje, com seus problemas ainda persistentes de desigualdades sociais, sub-emprego e marginalização social, de um país economicamente mais maduro, com maior igualdade de oportunidades, de rendas e maior estabilidade e integração social. Não é que, como se pensava no passado, a educação tenha a virtude de, por si só, resolver todas as demais questões de natureza política, econômica, ambiental e cultural. Mas ela é uma condição necessária para o equacionamento de todas as demais questões, e, o que é mais interessante, talvez seja a política social mais fácil de equacionar e conduzir a curto e médio prazo, apesar de todas as dificuldades. O Ministério da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso tem tomado uma série de iniciativas importantes no sentido de romper esta barreira, o mesmo ocorrendo em vários governos estaduais, mas o movimento pela reforma da educação brasileira ainda não adquiriu o ímpeto e a velocidade que seriam necessários." (SCHWARTZMAN,1996.).

          Observa-se, portanto, que são muitos os fatores que contextualizam o ensino superior, a exemplo do que foi dito em um primeiro momento de discussão, sobre questões temáticas que devem impulsionar o dissente a uma associação com a pesquisa, assegurando que ela contribui para o desenvolvimento profissional, o que certamente deve ser levado em consideração por ser, de fato, uma realidade contemporânea. Ademais, o Brasil é ainda considerado um território de grande pobreza, que, sem dúvida nenhuma, prejudica um desempenho educacional, dado pela sua grande diversidade de índices de desigualdade, que é do conhecimento de todos, acredito, o que enseja um grande desafio no oferecimento de um ensino de grande qualidade, fato que pode ser demonstrado hoje pelos exames realizados País a fora, relatando grandes índices de reprovação e baixo nível da qualidade do aproveitamento do conteúdo ensinado, o que tristemente repercute na formação de péssimos profissionais, sejam lá de que área for.

Muito se tem falado de novas modalidades de ensino, criadas através da utilização de tecnologias de última geração. Qualquer tecnologia dentre as existentes, mesmo as mais antigas, apresenta vantagens e desvantagens, afetas a cada situação em particular, sem que haja um claro predomínio em termos de eficácia. O problema não reside especificamente na tecnologia, senão na forma de ensino: evidências no sentido da caracterização de uma nova Universidade, com novas modalidades pedagógicas de ensino e aprendizagem sendo propostas (MONTEIRO, COSENTINO e MERLIN, 2000; WOODS JR. 2000; CENA, 2000).

          A Conferência Nacional de Educação (CONAE-2010), realizou grandes estratégias para um bom desenvolvimento da educação no País, fato que sofreu grande resistência de entidades políticas e governamentais, demonstrando que, de fato, a questão educacional no Brasil mergulha fundo no descaso, se não, vejamos alguns fatores determinantes que foram abordados, que implantaram significativas mudanças na educação como todo, englobando, claro, o ensino superior.

"A qualidade da educação básica e superior é um fenômeno também complexo e abrangente, de múltiplas dimensões, não podendo ser apreendido apenas pelo reconhecimento da variedade e das quantidades mínimas de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem; e muito menos pode ser apreendido sem tais insumos." (CONAE-2010),

"A educação com qualidade social e a democratização da gestão implicam a garantia do direito à educação para todos, por meio de políticas públicas, materializadas em programas e ações articuladas, com acompanhamento e avaliação da sociedade, tendo em vista a melhoria dos processos de organização e gestão dos sistemas e das instituições educativas. Implicam, também, processos de avaliação, capazes de assegurar a construção da qualidade social inerente ao processo educativo, de modo a favorecer o desenvolvimento e a apreensão de saberes científicos, artísticos, tecnológicos e sócio-históricos, compreendendo  as necessidades do mundo do trabalho, os elementos materiais e a subjetividade humana."(CONAE-2010),

          Diante ao exposto, se verifica que vem ocorrendo uma evolução contemporânea no ensino superior, apesar das resistências que vem sofrendo, mas se forem desempenhados os papeis da forma recomendada, reconhecendo suas adversidades e tratando-a com respostas significativas ao invés de ignorá-las certamente haverá grande êxito, como já vem sendo descrita, a partir de algumas de suas funções e dentre elas, como foi dito acima, a de formar uma elite de intelectual e cientistas pesquisadores da nossa sociedade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ARTIGO

COLOSSI, Nelson

CONSENTINO, Aldo

DE QUEIROZ, Etty Guerra

MUDANÇAS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIO NO BRASIL: UMA TENDÊNCIA AO ESINO COLABORATIVA - Rev. FAE, Curitiba, v.4, n.1, jan./abr. 2001.