Resumo do artigo:

 

Este artigo tem a finalidade de explicar o sistema PACS (Picture Archiving and Communication Systems), descrevendo em seu conteúdo como é o seu funcionamento e citando todos os seus itens que estão diretamente envolvidos para o funcionamento em modo local, ou na nuvem, e dizer um pouco sobre quais os benefícios que o sistema traz de relevância social e científica. Lembrando que o artigo tem como foco principal o conhecimento e utilização do sistema PACS nas clínicas e hospitais do Brasil, pelos profissionais que trabalham envolvidos diretamente com o sistema, incluindo os médicos. O resultado foi obtido através de pesquisa de campo, cujos resultados foram analisados, comparando-os se estão coerentes com o tema que foi abordado, se foi satisfatório ou não.

Introdução:

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade explicar sobre o sistema Picture Archive Communication Systems (PACS), ou em português, Sistema de Comunicação e Arquivamento de imagens, o qual aos poucos está sendo utilizado em larga escala no Brasil, sendo fornecido por algumas empresas, sendo elas nacionais, as quais são ePeople e Pixeon, e as internacionas, as quais são Philips e Agfa.
A empresa Pixeon pretende em 2014 crescer um total de 40%, vendendo os seus produtos: PACS, RIS e LIS (Picture Archive and Communication System, Radiology Information System e Laboratorial Information System) respectivamente. Conforme cita o Roberto Ribeiro, presidente da Pixeon: Para 2014, a Pixeon espera obter crescimento de 40% com as novas bases de atendimento, além de dar continuidade a esse aumento corporativo nos próximos anos, anuncia Ribeiro. Com a necessidade crescente de soluções de TI na área de Saúde e a profissionalização do setor, vemos uma grande oportunidade se abrindo no território nacional em relação à medicina digital, finaliza o executivo. O sistema PACS é possível integrá-lo ao sistema RIS, sendo executado como worklist (o registro do paciente é feito na recepção e passado até a execução do exame), ou até mesmo com a questão de integrar laudos entre os sistemas. Outro ponto importante, a ser citado, é o fato de ser muito viável aos médicos, a ferramenta Computer Aided Diagnostic (CAD), utilizada para detectar anomalias em exames de tomografia computadorizada de forma automática dentro do sistema PACS.