Você por um acaso sabe o que é o ciclismo? Você já praticou este tipo d esporte? Se você não tem nem noção do que seja esta palavra, continue lendo este artigo que esclareceremos suas duvidas e falaremos sobre o ciclismo, suas modalidades e algumas curiosidades.

O ciclismo para quem ainda não sabe é um esporte de corrida de bicicleta que o objetivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível.

Mas, se a sua definição para ciclismo se resume apenas nesse trecho descrito acima, então, isso significa que você não sabe ao certo o que esse esporte se define, não é mesmo?

Porém, como um bom ciclista profissional ou até mesmo amador, é mais do que importante que você entenda um pouco mais sobre esse assunto e tenha uma noção mais concreta sobre o ciclismo, suas modalidades e algumas curiosidades.

Por essas e outras que ao pensar um pouco mais sobre a grande importância desse assunto, resolvemos falar sobre o ciclismo, assim, você terá plena certeza do que é esse esporte, além de muitas outras coisas importantes para aqueles que o praticam.

O ciclismo, suas modalidades e algumas curiosidades que todas as pessoas deveriam saber

O ciclismo para melhor entendermos é um tipo de esporte que envolve um atleta e a bicicleta. Portanto, nem todas as atividades que envolvem pessoas e bicicletas são chamadas de ciclismo.

A história do ciclismo começou na Inglaterra, em meados do século XIX, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades.

Hoje em dia, o ciclismo é conduzido por diversas regras e geralmente enquadra-se em quatro categorias que são: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike) e BMX estas, podem ser praticadas com diversos tipos e modelos dos mais variados de bicicletas e para você saber um pouco mais de cada categoria continue lendo este artigo até o final.

 No Mountain Bike existem várias categorias que são divididas em mais ou menos radicais que são elas: cross country, em todo o tipo de terreno, de preferência em montes; o Free Ride, com um andamento mais extremo em que se dá preferência a saltos e descidas; o down hill, que é a versão mais extrema e perigosa do MTB que consiste somente em descer, normalmente com velocidades altas e pode ser praticado tanto em montes como em cidades.

 Em Lisboa, o mais famoso evento desta categoria é o Lisboa Down Town que se realiza anualmente em Maio e que consiste na descida da encosta do Castelo de São Jorge até ao arco da Red Bull, este evento é propagado nas televisões de todo o mundo.

Mountain bike é também conhecido como ciclismo de aventura. São competições disputadas em locais abertos, com trilhas de terra bastante acidentadas, e que envolvem muitas subidas e descidas.

Já a categoria de BMX é uma modalidade que se utiliza de rodas de vinte polegadas de diâmetro, ou seja, que apresenta um pequeno tamanho quando considerada para um adulto. Há dois tipos de provas diferentes: uma que é uma corrida disputada em terreno acidentado que é BMX Racing e a outra é caracterizada por manobras com e sobre a bicicleta que é conhecida como BMX Freestyle.

Entre o ciclismo, suas modalidades e algumas curiosidades, o mundo também inventou o ciclismo estático, ou seja, a prática do ciclismo em bicicletas ergométricas em locais fechados, casa, academia, clube, etc..

Este tipo de ciclismo é indicado para pessoas que apresentam lesões de joelhos, quadris, coluna e que não conseguem fazer caminhadas, é também indicado para gravidas, idoso e principalmente para obesos.

Porém, a modalidade mais tradicional acaba sendo o conhecido ciclismo de estrada. Isso porque o Tour de France, ou a Volta da França, é a competição mais esperada de ciclismo no mundo.

Por mais que não pareça, o ciclismo de pista é uma das modalidades mais bonitas de ser assistido em jogos olímpicos. São disputados em uma pista geralmente fechada, denominada velódromo.

As provas mais comuns são as provas de perseguição, em que um atleta ou uma equipe de atletas precisa ficar a menos de um metro de distância da outra e as provas contra o relógio, em que os atletas devem pedalar o mais rápido possível e o vencedor é o que terminar o percurso em menor quantidade de tempo.

Embora o ciclismo seja considerado um esporte, caracterizado pela competição, vale ressaltar que bicicletas também agem como meios d transportes e não apenas como objetos para esporte.

Afinal d contas em muitas cidades se usam a bicicleta para a locomoção do dia – a – dia e também é usada como meio de lazer e turismo por famílias.

Além disso, as bicicletas são um ponto muito importante no meio ambiente, pois se houvesse investimento real na construção de ciclovias, talvez tivéssemos uma melhora da qualidade do ar.

Curiosidades sobre ciclismo

- Foram realizadas, nas Olimpíadas de Londres em 2012, 20 provas que envolveram o ciclismo, veja quais foram as categorias: Pista, Mountain Bike, Estrada e BMX. O Reino Unido foi o país que mais se destacou, ganhando 12 medalhas (8 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).

- As competições internacionais oficiais de ciclismo são organizadas pela UCI (Union Cycliste Internationale) com sede na cidade de Aigle na Suíça. 

- No Brasil, as competições oficiais são organizadas pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo). 

- O primeiro campeonato mundial de cliclismo de pista ocorreu no ano de 1895. 

- Atualmente, as grandes potências mundiais do ciclismo são: Reino Unido, Austrália e Alemanha. 

- O último Campeonato Mundial de Ciclismo em Pista ocorreu em fevereiro de 2015. A França ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas e teve 5 ouros e 2 bronzes. O próximo campeonato está marcado para 2016, onde será realizado em Londres.

Além de todo o assunto ciclismo, suas modalidades e algumas curiosidades, ainda ressaltamos entre as curiosidades o fato d que o ciclismo como qualquer outro esporte é muito importante para a saúde das pessoas. Veja a seguir o porquê desta afirmação.

Quando falamos em saúde e ciclismo, podemos dizer que o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, isso é claro que, depende do tipo de treinamento que faz.

Com a prática do ciclismo, tem um melhor desenvolvimento do sistema cardiovascular dos praticantes, sendo ainda indicado por médicos especialistas como ótimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular de pernas, em treinamentos.

Portanto, veja a seguir os principais benéficos que o ciclismo oferece à saúde:

  • Combate ao estresse e depressão
  • Durante a pedalada as contrações cardíacas bombeiam o sangue mais rápido, fazendo com que assim, o cérebro receba mais oxigênio, o que diminui a angustia, depressão e ansiedade.
  • Emagrece
  • Diminui o colesterol e triglicerídeos
  • Ajuda a melhorar o sono
  • Estimula a liberação de endorfinas, fazendo com que o indivíduo seja mais feliz.
  • Ajuda a diminuir os níveis de colesterol (LDL), fazendo com que assim a gordura alojada em suas veias e artérias também sejam eliminadas
  • Durante uma hora de pedalada você elimina de 500 a 600 calorias
  • Diminui a pressão arterial
  • Aumenta a imunidade

Viu quantos benefícios o ciclismo pode oferecer para a sua saúde? Vale ressaltar que essas são apenas alguns dentre muitos benefícios que este esporte pode proporcionar para a sua vida e caso você já o pratique, com certeza já deve estar mais do que ciente da melhoria de seu bem-estar, não é mesmo?

Todos esses benefícios que o ciclismo oferece a saúde, são pontos crucias para o ser humano e vale a pena apostar em uma boa atividade para ter melhores condições de vida.

Então, para realizar longas pedaladas é preciso o mínimo de preparo e conhecimento da categoria que irá fazer. Peça indicações e não se esqueça de estar em dia com a sua alimentação antes de praticar qualquer tipo de atividade e esporte, pois se estiver enfraquecido poderá sentir mal estar e sair prejudicado nas competições.

Esses pequenos detalhes que citamos no decorrer no artigo, fazem toda a diferença para quem ama o mundo do ciclismo. Portanto, siga-os e tenha bom desempenho.

Sem dúvida alguma, essas dicas irão fazer toda diferença para você, que está no meio desse incrível esporte, o qual a cada dia que se passa vem conquistando ainda mais adeptos e fãs apaixonados.

Mas, caso você ainda não participe desse esporte, talvez essa seja uma boa oportunidade para começar, o que acha? Você não irá se arrepender e provavelmente se tornará mais um grande adepto!

Então, agora que você já teve uma pequena noção do que é o ciclismo, suas modalidades e algumas curiosidades, não deixe de nos acompanhar através do nosso site e ainda, fique sempre atento a todas as indicações que citamos acima para que você não perca em suas competições. O ciclismo é um esporte muito valorizado nos últimos tempos, então aproveite essa valorização e faça parte desta história.

Se você gostou deste artigo, acompanhe nossas publicações no www.bikeloko.com.br/dicas.