ARTIGO. POR: CARLOS HENRIQUE DE PAULA SOUZA. Título: O AVIVAMENTO ESPIRITUAL NÃO É GRITARIA E RODA RODA. SUBTÍTULO: QUERO SER AVIVADO. PALAVRAS CHAVE: VIDA VERDADE SANTO O autor é Advogado Teólogo Professor Pastor e Doutor em Pneumatologia.

Bom venho escrever esse artigo, com objetivo de contribuir ao fato de que hoje em dia há uma distorção da palavra avivamento, com o ato do famoso pula pula bem como o famoso roda roda.

Nesse Contexto Observamos pessoas entrando em um histerismo gospel, onde não tem nada a ver com o verdadeiro avivamento, desde já quero deixar bem claro que não Estou Recriminando quem Roda e Pula no momento do Culto, mas sim mostrar que esses atos não vislumbram em tese um avivamento.

Sabemos que muitos confundem o fato que ocorreu em Atos dos apóstolos 2 versículos 1-7 que versa sobre o dia de pentecostes, com o movimento travado hoje, como se fosse um avivamento, temos que ter muito cuidado, pois nos versículos abaixo do livro de atos dos apóstolos, tal fato ocorreu em razão dos 50 dias após a morte e Ressurreição de Cristo e a Promessa que havia sido feito no evangelho de João, capítulo 14,26.

Sobre o revestimento do poder do Espírito Santo. Diante disso vamos analisar o ocorrido em atos dos apóstolo 2 versículos 1-7. "1.Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos num só lugar. 2 De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. 3 E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os Capacitava. 5 Havia em Jerusalém Judeus, devotos a Deus, vindos de todas as nações do mundo. 6 Ouvindo-se o som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua. 7 Atônitos e maravilhados, eles perguntavam "Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando?"

Podemos observar que houve realmente um revestimento do Espírito Santo, temos a bíblia como a verdade real. Como Houve o Revestimento houve o avivamento, ocorrendo avivamento, podemos concluir que o avivamento é o revestimento do poder, e como foi expressado, o Termo avivamento, vem de uma ato de avivar, ter vida.

O ser humano é constituído de Corpo Alma e Espírito e quem aviva o Espírito do ser humano é o Espíríto Santo, o ser humano não avivado é simplesmente um “zumbi”um vivo perambulando mas morto espiritualmente. Nesse Contexto observo hoje pessoas que confundem o avivamento com o roda roda e o pula pula estão a princípio sem qualquer avivamento, volto a falar não tenho nada contra quem pratica o roda roda pula pula, pois se vier esse êxtase do Espírito que seja feita a vontade do Espírito o que não cabe é confundir esse ato com avivamento. “Avivamento é o ato de se avivar, ou seja, de se tornar mais vivo, mais ativo, mais intenso, despertado e nítido. Este é um termo bastante usado no âmbito religioso para se referir ao período de renovação espiritual. Em suma o avivamento espiritual consiste no reforço da fé em Deus pelos cristãos”. Significados.com.

Adi convir que um dos atos demonstrativos do avivamento é o conhecimento e o discernimento, com isso vejamos o que diz o livro de provérbios capítulo 3 versos 14 que versa o seguinte “pois a sabedoria é mais proveitosa que a prata e o lucro que ela proporciona é maior que acumulo de ouro fino” King James atualizada.

Nesse parâmetro, observo que o conhecimento é um ato de avivamento, quem possui o conhecimento é avivado, aqui eu falo em relação ao conhecimento das Escrituras como foi falado acima no evangelho de João, Jesus deixou uma mensagem que o Espírito iria nos fazer lembrar de tudo.

E quando observamos fatores externos que conduz com o verdadeiro avivamento, ficamos sim no verdadeiro êxtase, uma vez que fomos revestidos do poder do Espírito Santo, para Saber se alguns movimentos e gritaria vem ou não do Espírito Santo, estando ou não a pessoa no êxtase do Espírito Santo são revelados pelo E. Santo.

Hoje a mídia a todo vapor trás vários programas que induzem, pregadores e cristãos, a acreditar que avivamento são atos de gritaria e atos de movimentações excessivas. É comum o ser humano, achar que o avivamento vem desses movimento, pois desde o antigo Testamento, o povo já era perdido no entendimento, sofria por falta de tal, ao fato de seguir outros deuses.

E hoje não seria diferente mas o problema é que muitas vezes esse entendimento causa uma doença na igreja, em que pessoas, trocam os conceitos de avivamento do Espírito Santo, com as gritarias, volto a dizer não sou contra quem faz esses atos desde que não seja para o impressionismo. Concluo de uma forma bem suscita o avivamento é inteiramente ligado ao revestimento do discernimento e do conhecimento pois são frutos do Espírito Santo que hoje encontra-se em nosso meio como o nosso consolador e ajudador, é diferente do passado que se fazia presente somente sob medida. Carlos Henrique de Paula Souza. 22/6/17.