Hoje em dia ser um adulto e não saber como se anda de bicicleta é basicamente normal, embora um tanto incomum. Normalmente a maior parte das pessoas já pedalaram bastante quando eram crianças e nunca desaprenderam isso por completo. Se andar de bicicleta não fez parte da sua infância, pode acreditar que é um excelente exercício e, cada dia mais, um bom meio de transporte sustentável.

Vale muito a pena superar e aprender com os eventuais bloqueios para aprender andar de bicicleta, a barreira principal costuma ser mais psicológica (trauma causado por uma queda, por exemplo). Márcio Padilha, o coordenador do programa Brasília Amiga da Bike, nos fala um pouco mais sobre as etapas de como aprender.

“Bom, a primeira etapa para aprender andar de bicicleta é superar o medo. Depois disso, ensinamos como conseguir equilíbrio e, após isso, damos aula em grupal para que aprendam a ter mais habilidade nas ruas, no trânsito e também nos locais com mais obstáculos.” Segundo o Padilha, apenas quatro aulas costumam ser o bastante para o aluno aprender andar de bicicleta.

A paciência do professor é essencial se a pessoa “meio que trava” perante ao desafio de aprender andar de bicicleta. Crianças a adultos são muito distintas neste aspecto. “Os adultos têm um pouco mais de dificuldade por terem todos os seus músculos já programados e, algumas vezes, carregam também um bloqueio emocional. A criança já é destemida naturalmente”, diz o instrutor de Bike Phillip James Fiuza.

O recomendado é: nunca tenha medo de uma queda e também não se sinta constrangido em aprender andar de bicicleta depois de adulto. A pedagoga Lorena Ribeiro, 48 anos, apenas aprendeu a como andar de bicicleta há sete anos. Por ter se machucado e caído muito na sua infância, não quis mais aprender a como pedalar.

O trauma fez com que ela corresse de toda e qualquer atividade física. Só tomou a decisão de rever os seus conceitos depois conversar muito com seu amigo que é Personal Trainer. “Eu tinha um pouco vergonha devido à idade, mas meu amigo se propôs a me ensinar. Foram somente 10 aulas aprendi e já saí pedalando”, diz Lorena.

“Hoje, tenho uma vida bem mais saudável e me exercito de diversas formas”, comemora. E além de ser bem divertido, andar de bicicleta reforça os membros inferiores e também previne as varizes. “Pode trazer vários benefícios para os nossos músculos inferiores e cuidar de alguns problemas circulatórios também. A panturrilha é muito bem trabalhada.

Para os que possuem problemas de pernas inchadas e varizes, se não sabem, aprender andar de bicicleta é essencial”, esclarece o angiologista Antônio Carlos de Souza, profissional em cirurgia vascular. Corpo e mente se beneficiam desse exercício.

O psicólogo Alexandre Valle diz que há um ganho positivo no metabolismo e também em aspectos mais emocionais. “O instante dá pedalada gera a reflexão. É uma atividade bem simples, porém que ajuda muito no combate da depressão e também ao transtorno de ansiedade”, diz o psicólogo Valle.

Entretanto, antes de começar com à bike, nunca deixe de ir e consultar seu médico. Ele vai te pedir alguns exames para ver a sua aptidão física. Se manter bem hidratado nos passeios de bicicleta também é fundamental.

A Bicicleta Ideal

Para encontrar a melhor bicicleta e aprender andar de bicicleta, você precisa prestar muita atenção em certos detalhes. Primeiramente, teste a bicicleta. Tenha certeza de que você pode colocar o seu pé no chão e escolha os modelos que não possuam a barra vertical entre suas pernas. As pessoas um tanto acima do peso precisam escolher bicicletas um pouco mais resistentes.

A mais bonita não é necessariamente a melhor. Ela precisa ser bem leve e com os aros bem fortes. Outro coisa fundamental é o preço. Não há nenhuma bicicleta “baratinha”. Na hora de ir para comprar, pense sempre nos seus benefícios e não economize. As vezes o barato pode sair um pouco caro depois. Adquirir uma bicicleta já usada talvez pode ser uma excelente opção.

Nunca vai ser tarde para aprender andar de bicicleta, a andar de patins ou de bicicleta. Com o auxílio de voluntários ou mesmo nas academias que possuem aulas especializadas, adultos perdem o medo e deixam a vergonha de lado para começar a fazer as atividades que grande parte das pessoas aprendem quando ainda eram crianças.

Com os traumas vencidos, aparecem os relatos de orgulho por toda essa missão que foi cumprida e também com a boa sensação que a saúde também vai ganhar com essas novas habilidades. Roliana Araújo, 58 anos, não teve chances de aprender a andar de bicicleta quando era criança.

“O meu maior sonho era aprender andar de bicicleta, mas eu pensava que era impossível. Sempre que tentava era um fracasso”, descreve. A vontade continuou quando chegou a idade adulta, mas ela deixou de procurar auxilio porque tinha vergonha de dizer que ainda era seu sonho aprender a pedalar.

Há um ano, a servidora pública entrou em contato com o programa Bike Anjo Brasília. Mesmo com a ajuda dos voluntários, demorou um tempo para criar coragem. A insistência e o incentivo dos professores, contudo, conseguiu vencer. “Eles até se propõem a vir até a minha casa pra me ensinar. Só após um bom tempo, decidi ir às aulas”, diz Roliana. “Na época eu tinha muita vergonha que até pedi para o meu marido que não visse comigo na primeira aula.”

Nilton Lemos, 55, não acompanhou o progresso que impressionou até a ela mesma. “Em apenas duas horas e meia, eu já conseguia pedalar sozinha. Nem acreditei”, lembra Roliana. A servidora pública diz que não foi tão complexo, mas que, para amenizar as dificuldades e vencer os seus medos, foi essencial ter alguém que passasse uma boa confiança para ela.

“Com a paciência e carinho de quem nos ensina, aprender andar de bicicleta é possível pra qualquer um”, ela garante. Com a alternativa de poder andar de bicicleta por nossa cidade sendo cada dia mais viável, vários adultos que nunca pedalaram antes ou mesmo estão fora de ritmo, hoje consideram mais o seu uso. Bom, se este é o caso seu, aqui vão algumas ótimas dicas que podem te auxiliar a saber como e por onde começar.

Fazer um Curso é Excelente

O melhor de se fazer um bom curso é que eles sempre tem profissionais experientes e capacitados que podem te ajudar e ensinar com uma boa didática o passo a passo, ou a “pedalada a pedalada”, de como se andar de bicicleta forma correta.

Além disso tudo, você pode até mesmo aprender os comportamentos ideais para as ruas da sua cidade. Fazer o curso é uma boa forma para que os novatos ganhem mais confiança, e também para os que necessitam de renovar os seus conhecimentos mais voltados ao trânsito.

Comece em um Lugar Mais Calmo

Se você está querendo um lugar um pouco mais tranquilo para aprender andar de bicicleta, pode tentar começar em um parque. Com isso ficará bem longe do trânsito e vai ter a tranquilidade e a calma para ir pegando todo o jeito de como pedalar. Foque no equilíbrio, a frenagem mais rápida e nunca deixe de olhar para os lados antes de virar para a direita e esquerda.

E assim aos poucos vai ficar bem mais confiante. Os parques são também ótimos para os ciclistas que são mais avançados que querem experimentar utilizar de uma nova bicicleta ou mesmo os pedais clipados, por exemplo. O melhor é fazer essas coisas em um local mais calmo pra depois ir para as ruas.

Comece a Treinar nas Ruas

O bom para as tuas primeiras saídas pra rua com a bicicleta é planejar antes o seu trajeto. Você pode até mesmo usar o Google Maps para fazer isso. Selecione o caminho curto, de preferência em um lugar residencial e com menos tráfego. Assim aos poucos você pode ir aumentando o seu percurso. Pode tentar dar umas voltas na vizinhança de bicicleta, ou então ir fazer algumas compras, por exemplo.

Reconheça o Seu Medo

É bem natural ter um pouco de receio quando fazemos algo novo. Um pouco de adrenalina e medo são bem normais quando o assunto é aprender andar de bicicleta depois de adulto. Mas sem dúvidas o medo não pode te parar. Notar que você está aprendendo e vem se dedicando é fundamental para conseguir vencê-lo.

Encontre um Grupo de Ciclistas

Há vários ciclistas que sempre pedalam juntos. Com passeios noturnos, em trilhas, em estradas, de fim de semana…  Se unir a um ou mesmo mais grupos que aceitem iniciantes é muito legal para aprimorar sua técnica e condicionamento físico.

Dica Extra #1

Para aprender andar de bicicleta, vai ser muito mais fácil se sua bicicleta for menor, mas que não seja necessariamente daquelas bicicletas infantis. Por ter uma menor altura, quem está começando agora se sente bem mais seguro e consegue aprender bem mais fácil. Uma outra vantagem de quem já possui uma bicicleta é poder treinar várias vezes.

Dica Extra #2

Se você não tem uma bicicleta um pouco menor, a dica aqui é que você arrume o banco para que possibilite um melhor e rápido apoio dos seus pés no chão quando for necessário.

Dica Extra #3

Para quem quer aprender andar de bicicleta, é sempre bom usar os pés para dar aquele impulso pra sair do lugar. Sempre evitando o uso dos pedais na saída. Nessa parte é só trabalhar o seu equilíbrio, controle de direção e concentração.

Se você gostou deste artigo, acompanhe nossas dicas no www.bikeloko.com.br/dicas.