RESUMO

O recente trabalho apresenta como predominante uma discussão no panorama da Educação, tendo em aspecto a tecnologia, vista como abominável por educadores, E também vista com a possibilidade de um novo olhar para com os aprendizados pedagógicos. A idéia sobre as novas tecnologias como ferramenta pedagógica, auxiliada por um artifício de formação contínua aos professores, que além de permitir a aprendizagem da utilização das tecnologias, pronuncia a construção de uma metodologia onde os meios de comunicação social tecnológicas podem ser recursos didáticos eficazes no processo de ensino aprendizagem.

Palavras – chave: Educação. Tecnologias. Aprendizagem.

Introdução

            Na atualidade muito se discute quanto as ajudas ou não das Tecnologias nos espaços educativos, especialmente na Educação. Muitos educadores apresentam consigo a aflição, questionamentos e reflexões sobre em que efetivamente as mídias e tecnologias colaboram no desenvolvimento da aprendizagem do aluno na escola. Muito se desenvolveu, na concepção desta tecnologia em nossa sociedade.

Para tanto, refletir na formação contínua do educador se faz indispensável e urgente, permitir um espaço em que não aprenda apenas a lidar com as tecnologias, mas que possa pensar e ao mesmo tempo aprender a adaptar esta aprendizagem em uma linguagem que possa estar conectada às novas facetas do modo de aprender dos alunos nesta era das conexões.

O artigo retratará sobre os objetivos da tecnologia na prática docente e a quebra com o preconceito às tecnologias muitas vezes existentes nas afirmações dos educadores, através de recomendações de formação contínua que podem levar à desconstrução desta convicção, modificando o que até então é desafio em possibilidade efetiva no costume escolar.

Novas Tecnologias

Hoje em dia é vasta a discussão em relação à Educação no Brasil. Diversos são os fatores que induzem esta pauta adiante nas esferas de construção de políticas públicas e de efetivação das mesmas. A procura pelo progresso na qualidade do ensino na educação permeia os documentos oficiais, onde diversos programas são desenvolvidos, seja na esfera federal, estadual ou municipal de ensino.

 Em torno de diversos apontamentos, de efetivações ou não do avanço da qualidade de ensino, há dúvidas em relação às novas tecnologias no ambiente escolar, e muito se discute se de fato ela pode ser uma aliada nos processos de ensino aprendizagem, ou de nada contribui como recurso pedagógico em sala de aula...