A Tristeza em Cuba, exaltação a Miami: o pai da Revolução Cubana, Fidel Castro, que escreveu um longo capítulo na história do século XX e desafiou onze presidentes dos Estados Unidos, morreu aos 90 anos.

 Reagindo à notícia, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump denunciou, Castro, um ditador brutal que oprimiu seu próprio povo, prometendo em contra parte fazer de tudo pela liberdade do povo cubano.

 O magnata do setor imobiliário demonstrou ainda suas reservas perante à aproximação entre os EUA e Cuba, sublinhando que ele faria de "tudo para obter um acordo sólido" com Havana, depois da sua posse em 20 de janeiro próximo.

Raul Castro, a quem seu irmão Fidel deixou os comandos em 2006, após 47 anos no poder, com 85 anos, sua primeira preocupação era só o poder, engajando num processo de abertura econômica, espectacular degelo do final de 2014 com os Estados Unidos.

Vale ressaltar que a história possa julgar o impacto  de Fidel Castro, anteriormente ele tinha saudado o presidente dos EUA, Barack Obama, ao sublinar: "Nós temos trabalhado duro" para virar a página da "discórdia'.

O comandante-em-chefe da Revolução cubana faleceu, sexta-feira pela tarde, o fato tem sido declarado a meia-noite, o presidente Raúl Castro em um tom solene declarou na Antenna  da TV nacional, ao interromper os programas para apresentar esta notícia histórica.

 Raul Castro não revelou a causa do falecimento, mas precisou que Fidel Castro seria cremado nas primeiras horas do dia de sábado, descartando qualquer exposição do corpo do "Lider Máximo" para o público.

As autoridades declararam nove dias de luto nacional, enquanto a onda do choque do anúncio pegou os cubanos de surpresa a meia noite, esta notícia foi espalhada rapidamente pelas ruas esparsas de Havana, muita gente se diz mortificada e espantada pelo desaparecimento do ex-presidente cubano, que não apresentou ultimamente, portanto, sinais de enfraquecimento.

Segundo os jornais, isso pegou as pessoas de surpresa, "elas esperavam realmente ele viver um pouco mais tempo. Ele parecia em boa forma em suas últimas aparições", reagiu Michael Gonzalez, um vendedor de charutos de 30 anos.

"A exemplo de muitos  cubanos, atormentados e tristes, tomados pelo fato tão repentino, Miguel Gonzalez, 24 anos, encontrado no Vedado, um bairro perto do centro, diz perder Fidel é como perder um pai, um guia, isso reavive o espírito da revolução", declarou Michel Rodriguez, um padeiro de 42 anos que tomou a notícia pelo rádio.

Em Miami, portanto um bastião de anti-castrismo no sul dos Estados Unidos, foram cenas de exaltação que tomaram as ruas. O falecido denunciado,  considerado como

um criminoso, um assassino e um homem miserável", blasfemou Hugo Ribas, 78 anos, no meio de muitas pessoas que se reuniram no bairro de 'Little Havana.

Em Espanha, cuja Cuba era uma ex-colônia, uma dúzia de manifestantes gritavam "o tirano foi morto", enquanto algumas centenas proclamaram "Viva a revolução'.

Funerais -

 A primeira homenagem ao Comandante foi programado segunda-feira, os cubanos foram convidados a convergir a Praça da Revolução em Havana, habitual teatro de grandes-massas castristas.

Os funerais serão programados no dia 4 de dezembro em Santiago de Cuba (leste), a segunda maior cidade do país

Esta cerimónia, que deverá atrair uma multidão de dignitários estrangeiros, será precedida de nove dias de luto nacional apostado de homagem"de massa", de Havana a Santiago.

Suas cinzas serão levadas da Havana a Santiago, uma distância de 900 km, trata-se de uma procissão que deve mobilizar milhões de pessoas entre 30 de Novembro e 3 décembre. As reacções afluíram do mundo inteiro: o presidente russo, Vladimir Putin considerou Castro como um "homem de Estado Emérito" e " amigo sincero e leal da Rússia."

"O presidente Castro identificou-se  a nossa luta contra o apartheid", sublinhou o Presidente Sul-Africano Jacob Zuma.

O Rei de Espanha saudou-o como uma "figura de inquestionável importância histórica.'

O Secretário-Geral Ban Ki-moon tem anotado os "avanços nos domínios da educação, da alfabetização e da saúde", sob o comando de Castro.

Mais reservado, presidente francês, François Hollande considerou que Fidel Castro foi o homem que "encarou a Revolução Cubana", nas suas "esperanças" e no momento difícil, mas também na sua "desilusão".

Famoso por seus golpes relampagos e seus discursos intermináveis, mas também por seu uniforme verde oliva, seus charutos e sua barba lendária, o "Lider Máximo" tinha cedido o poder a seu irmão Raúl, após uma hemorragia intestinal. O que levou a abandonar  suas responsabilidades do Partido Comunista de Cuba (PCC), em abril de 2011.

O ex-presidente tinha desaparecido das telas cubanas entre fevereiro de 2014 e abril de 2015, o que alimentou muitos rumores sobre sua saúde, mas depois de

um ano e meio, mesmo se seu movimento continua sendo limitado, ele tem habituado a receber dignitários estrangeiros.

do regime Conservação a -

Seu irmão Raul foi engajado desde 10 anos em um processo de "conservação " do regime, tendo realizado em 2011 um congresso histórico do CCP, cujas medidas econômicas foram destinadas para salvar Cuba da falência.

Para a dissidente moderada Miriam Leyva, este falecido poderia permitir a mudança de um partido da velha  guarda do regime refratário. "Acreditando que existe uma oportunidade para abrir ainda mais esta sociedade e avançar mais rapidamente nas reformas", sublinhou a AFP.

Sob a supervisão de Fidel, Raul Castro tem também orquestrado na sombra o espectacular degelo do fim 2014, com os Estados Unidos, revelando um pragmatismo contrastado pelo movimento anti-americanismo, visceral de seu mais velho detractor da superpotência americana, Fidel Castro foi um símbolo da luta contra o "imperialismo" do vizinho do norte, exibindo um registo histórico de direitos civis e de liberdades. 

Comunista convertido, Fidel Castro assumiu o poder em 1959, desafiou 11 presidentes dos EUA e sobreviveu a muitos complos de assassinato (638 segundo o livro Guinness de recordes), alem de tentativas falhadas de exilados cubanos apoiados pela CIA-na Baía dos Porcos (sul da ilha) em abril de 1961.

John F. Kennedy tinha decretado um embargo comercial e financeiro. Ainda em vigor, isso pesa  muito sobre a economia de Cuba, apesar de uma série de flexibilizações concedidas pela administração de Barack Obama no quadro do que se chama do degelo.

Em outubro de 1962, foi a crise dos mísseis, causada pela instalação de mísseis nucleares soviéticos em Cuba, provocando uma escalada que colocou o planeta sob a ameaça atômica. Washington decide um bloqueio naval da ilha, e Moscou retirou finalmente seus mísseis, sob a condição americana de não invadir a ilha.

Companheiro  de armas do guerrilheiro argentino Ernesto "Che" Guevara, o líder cubano pretende ser o número um da exportação da revolução marxista para a América Latina, bem como para a África.

A queda da União Soviética em 1991, principal financiadora da ilha, levou a um terrível golpe para a economia cubana, apesar do "Lider Máximo" tentou uma nova maná pelo turismo e, sobretudo através de novos aliados a China, e a Venezuela do presidente, Hugo Chávez, apresentado por Fidel Castro como seu "filho espiritual", antes de  um câncer mortal em 2013.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador Universitário