Com o advento das tecnologias o processo de ensino e aprendizagem, revolucionou bastante, o que tornou o ensino abrangente e flexível, tanto em termos de encurtamento de distancia, assim como em termos de disponibilidade.
A Educação a Distancia (EAD), é actualmente a modalidade que mais cresce no nosso país, permitindo levar a educação a locais mais distantes, dinamizar os cursos, formações e horários de estudos e abranger muitas pessoas. Face a demanda destes serviços movido por maior taxa de natalidade onde a população jovem predominante é que mais necessita de processo de ensino e aprendizagem o governo e a sociedade cível viu-se obrigado aderir utilizar este sistema de educação.
Segundo os autores Kampff et al (1999, p. 2), Mas, não basta democratizar o acesso: é preciso garantir a qualidade da educação ofertada. Bons professores, materiais fartos e interactivos, alunos autónomos e motivados são elementos importantes para o sucesso nessa modalidade de ensino (PETERS, 2001). Olhando para este pensamento num momento em que Moçambique clama pela qualidade de ensino, seria estratégico a união da tecnologia com o uso da Data Mining, para se conhecer o perfil dos nossos alunos, os pontos fortes e fracos de modo a melhorar oque se verificar a necessidade para tal, e potencializar o que se achar melhor em prol do sistema nacional de ensino (SNE).
Face a essa realidade os professores precisam de abandonar as velhas metodologias de serem detentores de conhecimento “meros transmissores” e passarem a usarem a interacção com os alunos, uma vez que estes supõe-se que já possui informações sobre o que vai se tratar na aula, cabendo ao professor sistematizar essas informações e consolidar para que seja um conhecimento valido.
O professor mediador deverá estabelecer práticas que permitam aproximar os alunos (entre si e dos objectos de estudo), embora geograficamente distantes, engajados em seus processos de