O actual posto fronteiriço mauritano, localizado no sul de Marrocos: constitui de facto um lugar de manipulação e do tráfego  do mauritânios de forma fraudulenta: A Mauritania avançou o posto da fronteira de 1000m, uma área do território marroquino das invasões e da usurpação da localidade de Lagouira.

As Imagens de satélite mostram a posição do posto fronteiriço da Mauritaia avançado de 1000m da fronteira oficial. 

De facto, a Mauritânia, deliberadamente, levou o seu posto da fronteira em uma tentativa de usurpar 1000m do território marroquino. Sua intrusão na localidade de Lagouira constitui uma violação dos acordos firmados entre as partes e da manobra que visa acaparar o território e os bens dos outros.

No entanto, a recente intervenção das forças policiais marroquinas na fronteira visam a máfia do tráfico e as actividades fraudulentas dos separatistad da Frente Polisario nos territórios marroquinos. As guardas militares e os soldados mauritanos postos para manter a ordem e a segurança.

A Intrusão de soldados mauritanos na cidade de Lagouira preocupa devido à falha das medidas da segurança  fronteiriça. Esses soldados mauritanos em território marroquino (Lagouira) constituem uma ameaça direta à segurança das fronteiras.

Assim, esta ameaça perigosa dos últimos anos associado ao regime golpista do Mohammed Ould Abdelaziz e do argelino-Polisario. O conluio dos traficantes e dos fraudumentos associados aos separatistas alementa as actividades do tráfego, da máfia no norte da Mauritânia e o arco do circulo localizado entre Zouerate e Tindouf, sudeste da Argélia

A imprensa mauritana revelou a extensão da corrupção na administração da Mauritânia e da participação dos policiais mauritanos e dos soldados neste círculo vicioso das drogas e do tráfego de todo tipo nas portas de Marrocos.