Na semana que passou acompanhamos mais uma grande encenação midiática de como se faz para enganar os brasileiros. O ex-presidente Lula foi até a sede da Justiça Federal, em Curitiba, depor ao Juiz Sérgio Moro. Foram horas de interrogatório em que se percebeu um jogo muito claro em relação às eleições presidenciais do próximo ano.

            A cada dia que passa, a realidade brasileira é clara em relação aos dois tipos de país que temos: de quem tem poder e consegue manipular tudo e todos e dos simples mortais que devem seguir a lei na sua risca. Este foi o grande cenário armado no último dia 10/05/17, ligado obviamente ao primeiro tipo de Brasil, onde a pompa, exibicionismo, manipulação, deboche, fanatismo e principalmente a questão do poder ficou acima de tudo e, no final, com a epopeia de discursos para a massa de manobra.

            O que vejo em nosso país é que poucos estão preocupados com justiça, com frade, roubo ou enganação, aliás, a justiça vale mesmo é para as pobres e indefesas criaturas, como os desempregados, os endividados e os que estão na situação de desespero! Tenho a sensação de viver num país onde ter opinião própria não tem mais importância, pois a mídia consegue colocar escancaradamente sua opinião pronta e acabada e, o povo aceita pacificamente, de forma maquiada, as “verdades” apresentadas.

            O cenário da última quarta feira, em Curitiba, levou-me a ver um ex-presidente com imponência, nunca sabe de nada, nunca fez nada de errado, sempre como vítima, apontando sua falecida mulher como culpada de algo, e por outro lado, um juiz inoperante parecendo ser servil ao que tem poder. Não desejo ser pessimista, não sendo contra ou a favor de alguém, mas fiquei ainda mais desanimado por perceber a forma da condução dos acontecimentos em nosso país e, o pior é saber: quem ‘sabe fazer bem a falcatrua’ é ovacionado por muitos de seus seguidores!

            Conseguirá Sérgio Moro, conter esta nova onda, financiada e patrocinada por ‘fortes grupos com interesses em salvar suas peles’, tendo como finalidade, assumir o poder em 2018? Será Lula esta peça fundamental para estes grupos?

            Confesso aos meus leitores que estou apreensivo e desanimado, pois vejo que o pequeno e desprotegido cidadão é quem acaba pagando por tudo o que estamos vendo acontecer. Não escrevo para atacar Lula ou endeusar Moro, longe disto, escrevo para abrirmos os olhos e que compreendamos que o país pode andar na contramão de sua própria história. Não é possível ficarmos endeusando grupos ou pessoas, deveríamos acreditar nas instituições, na honestidade das pessoas que ocupam os cargos importantes e ter a mente mais aberta em relação aos meios de comunicação; mas, como fazer isto num país como o Brasil?

            Que Deus em sua infinita bondade possa nos ajudar a abrirmos os olhos, pois não estamos nem na mão do Lula, muito menos na do Mouro, temos sim que entender que o Brasil não precisa de salvadores da Pátria, precisa de moralidade, de garra e de firmeza nos princípios da honra, honestidade, dignidade, seriedade e da ética.